4 de maio de 2024
Colunistas Walter Navarro

As cores de abril

O Rio de Janeiro. No País Tropical, em fevereiro, tem Carnaval. Águas de Março. As Cores de Abril. Vento de Maio. Festas Juninas. 14 de Julho. Agosto Desgosto. Quando entrar Setembro. Outubro Vermelho. Novembro de 1963. Parece Dezembro de um ano dourado.
A última vez que escrevi foi dia 11 de abril, pelos 22 anos da morte de meu pai.
Aí dei um tempo, 10 dias, para cuidar da vida.
Acontece que, Dia 19 de Abril, foi o Dia do Exército. Achei melhor não escrever sobre o Exército e juro; não quero saber qual é o Dia da Marinha, nem da Aeronáutica.
19 de Abril é Dia do Exército, em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu nesta data, em 1648, Pernambuco, contra os malvados invasores holandeses. Prestem bem atenção: 1648… Bem longe de 2022… Os militares, finalmente, saíram dos quartéis para mostrar o quão poderoso e corajoso ele é? Não vi. Muito menos comemorações…
E vejam que coincidência. Como presente de aniversário, em linda embalagem, no mesmo dia 19 de Abril e do Exército, a CNN Brasil divulgou as imagens das peripécias do Gabinete de Segurança Institucional – GSI, no famigerado 8 de Janeiro de 2023, Dia do Terrorista Bolsonarista.
Dia 20 de abril foi aniversário de Adolf Hitler. Também não soube de comemorações…
Hoje, 21 de Abril, feriado, é Dia de Tiradentes, o alferes que virou Herói Nacional. Alferes, para quem não sabe, é um militar. De baixa patente, tipo segundo tenente, mas, militar. Morreu de gaiato pelo Brasil, mas morreu pelo Brasil.
Hoje também é Dia do Metalúrgico e aniversário de Brasília. Não vou comemorar.
Amanhã, 22 de Abril, comemoramos o dia em que os portugueses acharam o Brasil boiando no oceano Atlântico.
Por falar em nossos irmãos colonizadores que esquartejaram Tiradentes; o Dia 25 de abril, em Portugal, para onde muitos brasileiros estão fugindo com o cu na mão, é muito importante. Nesta data celebra-se a revolta dos militares portugueses que, em 1974, deram um golpe pacífico, pondo fim à ditadura de Salazar.
Dia 30 de Abril, minha mãe faz 90 anos, mesmo dia em que o mesmo Adolf Hitler se matou em Berlim, 1945. Minha mãe nasceu em 1933, mesmo ano em que Hitler chegou ao poder como chanceler… A sequência e a consequência vocês conhecem, espero. Por favor, não chamem minha mãe de nazista, OK? Ela nem sabe o que é isso, como muita gente que também não sabe o que é genocida e saí por aí, insultando todo mundo de dentista. Dentista era Tiradentes.
Para aliviar a barra do 30 de Abril, nesta data querida, também comemora-se, sei lá onde, o Dia Nacional da Mulher, o Dia do Ferroviário e o Dia Internacional do Jazz. Minha mãe é uma grande mulher, mas entende nada de ferrovias, nem gosta de jazz.
Estou achando ótimo não existir o dia 31 de abril, porque, em pequena retrospectiva, abril é um mês cheio de emoções.
A começar pelo primeiro dia, Dia da Mentira, nosso novo 7 de Setembro.
Em dias variáveis de Abril temos a Páscoa, renovação, ressurreição, que é um tipo de nhoque ou de liberdade ainda que tardia.
Dia 7 de Abril é dia do Jornalista e do Médico Legista. O que é muito apropriado porque a Medicina pode atestar o óbito do Jornalismo.
Dia 10 de Abril é dia do Engenheiro Militar. O que é muito apropriado porque é ele quem constrói os quartéis, onde os militares ficam plantando horta, pintando faixas e porcelana. Dia também do Engenheiro Metalurgista. Favor não confundir com metalúrgico e 1º de Abril.
Dia 12 de Abril é Dia do Humorista. De preferência do humorista cego, surdo e mudo.
Por falar em quartel, parabéns para Fortaleza, dia 13 de Abril.
Por falar em oficiais, parabéns ao “Office-Boy” pelo seu dia.
Por falar em 13 de Abril, parabéns também ao nosso Hino Nacional. Aconselho a não cantar o Hino Nacional Brasileiro para não ser confundindo com um filiado ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores, o partido Nazista, de Hitler.
Dia 15 de Abril é o Dia do Desarmamento Infantil. Todo cuidado é pouco com estas crianças de Brasília! Chamem o GSI!
Dia 18 de Abril é dia do meu amigo Monteiro Lobato e também Dia do Amigo. Isso se sobrou algum…
Troquem, de boa e na boa, o 22 de Abril, da Força Aérea Brasileira, pelo 23 de Abril, Dia da São Jorge, guerreiro de verdade!
Dia 23 é dia do Torcedor Corintiano e Dia 24, do Penitenciário. Liguem os pontos…
Mas salve o Corinthians, meu time, em São Paulo.
E o meu Galo? Perdeu de novo, dias 6 e 18 de Abril. Parabéns ao amigo Rubens Menin, dono da CNN Brasil que, dia 19 de Abril, divulgou as imagens das peripécias do general Gonçalves Dias…
Este eu vou comemorar, com muito gelo no whisky: Dia 25, Dia Mundial do Pinguim.
Dia 28, os fracos não têm vez: Dia da Sogra!
Abril tem muito mais, mas já está demais, concordam? Então, termino com Gonçalves Dias, autor imortal de “Canção do Exílio”, poema escrito em 1843, quando estudava em Portugal. Aliás, um trecho desse poema foi inserido na letra de nosso Hino Nacional: “Nossos bosques têm mais vida/ Nossa vida, no teu seio, mais amores”.
Mas, insisto! Não cantem o Hino Nacional porque vocês podem acabar comemorando, dia 24, o Dia do Penitenciário. Quem avisa Dia do Amigo é.
Troquem o Hino pela canção, de Toquinho e Vinicius de Moraes: “As cores de abril, os ares de anil, o mundo se abriu em flor. E pássaros mil, nas flores de abril, voando e fazendo amor. Olha quanta beleza, tudo é pura visão e a natureza transforma a vida em canção”.
Finalmente, abril rimou com Brasil.

PS: Vocês eu não sei, mas eu sei o que aconteceu dia 8 de Janeiro de 2023, aniversário de David Bowie, desde 30 de outubro de 2022.

Walter Navarro, Canaã dos Carajás, 21 de Abril de 2023

Walter Navarro

Jornalista, escritor, escreveu no Jornal O Tempo e já publicou dois livros.

Jornalista, escritor, escreveu no Jornal O Tempo e já publicou dois livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *