2 de maio de 2024
Editorial

Vem aí o AeroLula II

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Após realizar dez viagens internacionais e passar 26 dias fora do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu substituir o avião que serve ao Planalto, ou seja, a ele e Janja.

O atual avião presidencial – um Airbus A319 CJ – foi adquirido em 2005. No entanto, não foi Lula quem pensou primeiro em substituir o antigo avião, o Sucatão. O levantamento e orçamento foi pedido por FHC em seu segundo mandato.

Foi Lula quem resolveu se presentear com um avião, denominado pela população de AeroLula. A autonomia do antigo avião presidencial era pequena, obrigando o presidente a fazer parada para reabastecimento.

A compra do AeroLula I foi recriminada até mesmo nas hostes do PT, que viram a compra como uma ofensa às pessoas que, obrigatória e diariamente, são obrigadas a pegar ônibus, trem e metrô lotados e sem horário definido.

O atual avião presidencial custou cerca de US$ 56,7 milhões (R$ 167 milhões no câmbio da época) aos cofres públicos. Em valores de hoje, com correção monetária pelo índice IPCA, o avião teria custado R$ 450 milhões. Obviamente, o avião presidencial tem características internas apropriadas a um Chefe de Estado, como sala privativa, suíte para o casal, gabinete de despacho, classe executiva para os membros da comitiva, entre outras alterações.

Logo após fazer as primeiras viagens internacionais do atual mandato, Lula se queixou do desconforto da aeronave atual. Assim, ordenou que fosse providenciado um novo avião. O AeroLula I tem 18 anos de uso e se aproxima da metade do seu ciclo de vida, o que exigirá passar por um processo de reformulação.

A opção de Lula, com respaldo no Ministério da Aeronáutica, foi por um Airbus 333-200. É a mesma aeronave que transportava os sheiks trilionários do mundo árabe. Estamos no mesmo nível, não é???

O custo do AeroLula II será de mais 500 milhões de reais, absolutamente cru, como um simples avião comercial, sem qualquer adaptação para suítes, aposentos, gabinete, banheiros e banheira e com classe executiva especial… isto tudo acrescentará algo em torno de mais de 150 milhões de reais ao valor inicial.

É a mesma aeronave que transporta Biden. Ficará assemelhada ao Air Force One, o avião do Presidente dos EUA. Bom parâmetro?

O novo avião terá 100 lugares na classe executiva (semi leito), o que significa que o presidente pretende levar, em suas viagens, grandes comitivas… com nosso dinheiro… o avião pretendido pertence a uma empresa suíça, cujo nome não foi divulgado e que está disposta a vendê-lo para o governo brasileiro… quem não estaria?

O que me chama a atenção é o fato de que há outros “jatinhos” que transportam autoridades, que se chama Grupamento de Transporte de Autoridades, o GTA, que é o órgão federal responsável pela administração destes voos.

São os voos escolhidos pelos Ministros do STF, que – por algum motivo – não têm a coragem de enfrentar a rejeição no aeroporto. Eles sempre solicitam carona nestes jatinhos.

O processo de escolha, conduzido por oficiais da Força Aérea Brasileira, através do GTA – Grupo de Transporte Aeronáutico – foi feito a partir de um pedido do próprio presidente. Já há até um esboço de cronograma para deixar a aeronave em condições de ser integrada à frota da Presidência.

O avião já chegará configurado para transporte VIP, com ampla suíte de casal, sala de jantar, espaços para reuniões, banheiros completos e uma série de outras comodidades. Como em todos os aviões presidenciais, será necessário instalar um cabeamento especial para permitir que Lula, os demais passageiros e a tripulação tenham um serviço absolutamente seguro – o que é compreensível – de internet a bordo.

A ideia é retirar alguns excessos, de modo a tornar o avião mais adequado para o uso de um presidente. Em geral, jatos deste tipo, configurados para sheiks árabes, costumam ter acabamento interno com detalhes extravagantes, como adornos em ouro, que não pegariam bem se fossem mantidos. Obviamente, isto será retirado.

O AeroLula I era tão ruim, para ele, que Lula optou por voar, pela primeira vez, a bordo da maior e mais nova aeronave da FAB. O novo avião foi usado por Lula porque o Aerolula estava em manutenção. Segundo oficiais da FAB, a principal aeronave presidencial não estava disponível porque passava por inspeção de rotina. Cabe à Presidência requisitar os aviões à FAB, mas assessoria de Lula diz que o revezamento e as agendas de manutenção são decididas pelos militares.

Esta aeronave não tem a configuração típica dos aviões destinados a autoridades do governo, cuja frota é do GTE. Nele, são 30 assentos-cama na classe executiva e 222 poltronas na econômica, a mesma disposição de quando operava voos de carreira. Só para ser justo: o AeroLula tem autonomia para voos de 8.500 km. O novo avião teria capacidade para voar diretamente à China sem paradas.

Enfim, esta possível compra foi parar no Judiciário. Alguns deputados, obviamente da oposição, foram à Justiça, alegando um risco gravíssimo de dano ao erário público, desvio de finalidade e afronta ao princípio de moralidade, no tocante à compra planejada de uma nova aeronave para atender às necessidades da Presidência da República.

O que nos cabe, como eleitores é ver se há a real necessidade de troca do avião presidencial. Ninguém discute a necessidade de ter uma aeronave exclusiva. O problema é o momento, como foi o da aquisição do AeroLula I.

Ele está viajando, claramente, porque quer mostrar à Janja um novo mundo, que ela não conhecia e que ele pode lhe proporcionar, usando a política internacional como desculpa. Lula (e Janja) já visitaram 19 países.

Nossa Primeira Dama nunca viajou tanto na vida e está agora conhecendo inúmeros países às nossas custas… é certo que o Presidente tem agenda cheia nos países que visita, mas a Primeira Dama não tem. Pode flanar pela cidade, com os seguranças de praxe, fazendo compras com seu cartão corporativo… tudo pago com o nosso dinheiro.

Até quando vamos financiar esta festa em viagens internacionais, com gastos muito acima do aceitável. As hospedagens são em suítes reais, obrigando o bloqueio de todo o andar, procedimento normal para um Chefe de Estado.

Não importa quem seja o presidente. Estes gastos são absurdos. Todas – eu disse todas – as embaixadas brasileiras têm acomodações suficientemente confortáveis para hospedar o nosso Presidente por um ou dois dias. Até mesmo a residência do Embaixador local também possui condições de dar o conforto necessário ao Presidente e à Primeira Dama, com a segurança reforçada.

Então, vejo como totalmente desnecessária a sua hospedagem em hotéis e ainda que aceita, não em suítes reais!

Além disso, o fato de se hospedar em andar com suíte real, faz com que sua comitiva e segurança fiquem no mesmo andar, ou seja, em outras suítes semelhantes.

Os Chefes de Estado europeus se deslocam em aviões de carreira. Eles não têm nada a temer. Não precisam de aviões especiais e exclusivos, muito menos palácios aéreos.

Só pra informar, o custo da viagem de Lula aos Estados Unidos ficou em R$7,3 milhões, gastos em hotel, aluguel de carro, sala de reuniões e outras regalias.

Uma ofensa a seus eleitores, financiados pelo Bolsa Família ou que adquirem qualquer vantagem do governo.

Valter Bernat

Advogado, analista de TI e editor do site.

Advogado, analista de TI e editor do site.

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