6 de novembro de 2025
Editorial

Um seguro contra a punição

Foto: BBC


Ulysses Guimarães, mais uma vez, tinha razão quando dizia que o Congresso da época não era o pior Congresso da história. Outros piores viriam… e continuam vindo.

Nós elegemos deputados e senadores para nos representarem e defenderem os nossos direitos de cidadãos, no entanto, em vez de estarem preocupados com os problemas do país, estão criando barreiras para se proteger da Justiça.

Segundo Obama, políticos são o reflexo da sociedade. Se a visão dele estiver correta, os cidadãos brasileiros estão muito doentes, perderam a noção do que é certo, do que é moral e do que é decente. Espero, sinceramente. que o comportamento vergonhoso e indecoroso, com que a maioria dos parlamentares nos choca diariamente, não reflita a realidade brasileira. Espero que essa malta que compõe o nosso Poder Legislativo não represente a sociedade, seja apenas uma anomalia no contexto político, que, por infelicidade e afinidade de caráter, se elegeu.

A Câmara dos Deputados, constitucionalmente, está lá para representar nossos interesses e votar leis que façam o país avançar e melhorar as condições dos cidadãos brasileiros. Há tanta pauta importante para ser votada, e votaram agora, em regime de urgência, a PEC da sem-vergonhice ou PEC da malandragem ou PEC da pilantragem ou, como os próprios a estão chamando, PEC da blindagem. Esta PEC  só tem um objetivo: proteger os políticos que estão promovendo desordem e desvio de dinheiro público para, quando pegos e julgados, estejam blindados contra penas pelos seus crimes.

É inadmissível que políticos sejam tratados como uma casta privilegiada. O texto-base desta PEC foi aprovado em dois turnos na Câmara. A proposta de uma emenda à Constituição aumenta a blindagem judicial para deputados e senadores, facilitando assim a lavagem de dinheiro, oriundo de atividades ilícitas.

Como se não bastasse, o infame orçamento secreto e as sem-vergonhices das emendas parlamentares para obras fantasmas, superfaturadas, mais uma vez o Congresso nos deixa envergonhados. Esta é, sem dúvida, uma das piores Câmara dos Deputados eleita para representar o povo brasileiro, sob a presidência de um lamentável e minúsculo Hugo Motta.

Duas hipóteses: ou perderam completamente os escrúpulos, ou sabem que a gente não vai reclamar porque estamos anestesiados, em estado de choque, com tanta loucura que a política está nos proporcionando.

Não é à toa que o povo não se sinta representado pelos políticos atuais. Para mudar esse cenário, só banindo esses caras, que não têm o mínimo de dignidade. 

A impressão que nos passa é que, dentre aqueles que compõem o Legislativo, seja federal ou estadual, ninguém presta. É muito triste e perigoso quando o cidadão perde a confiança nas suas instituições: a democracia se fragiliza e os oportunistas surgem com promessas vãs e insustentáveis.

Além de tudo isso, a Câmara dos Deputados ainda aprovou que a votação para esta PEC fosse feita por meio de voto secreto, o que é um absurdo, porque os eleitores não poderão saber quem votou como. Isso é grave, porque nestas horas é que a gente decide nosso voto. 

Espero que o Senado Federal ponha ponto final a essa torpe tentativa de conspurcar nossa Carta Magna.

Enfim, a pervertida PEC da malandragem não passa de uma tentativa de autoproteção, que enfraquece o sistema de justiça e compromete o combate à corrupção. A blindagem servirá mais para proteger os filhos da pátria que cometem crimes do que para salvaguardar as prerrogativas parlamentares.

É pesaroso reconhecer que nossos representantes na Câmara são o tipo mais desprezível de criminosos ao criar um seguro contra punição.

Acho que é hora de mostrarmos que ele estão enganados. A mudança só virá através do voto consciente!!!

Valter Bernat

Advogado, analista de TI e editor do site.

author
Advogado, analista de TI e editor do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *