1 de maio de 2024
Editorial

Que desculpa esfarrapada, ministra!!!

Os ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), André Fufuca (Esporte) e Silvio Almeida (Direitos Humanos) viajaram para São Paulo no domingo. As viagens se deram, curiosa e exatamente, no dia da final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo.

Imagem: 98FM Natal – por Rithyele Dantas / MIR

Óbvio que os ministros foram a São Paulo para assistir à final, mas alegaram compromissos oficiais – num domingo de final – sob o pretexto de “assinar um protocolo de intenções com a CBF para combate ao racismo no esporte”.

No entanto, vale ressaltar que o ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos), também presente, para assinar o mesmo protocolo foi em voo comercial, pago pelo governo, mas pelo menos teve o caráter de não usar voo em jatinho da FAB.

Houve fotos e posts, nada sutis ou agradáveis, da viagem feitos por uma assessora direta da ministra, Marcelle Decothé. Depois da casa caída, o Ministério da Igualdade Racial resolveu abrir investigação para apurar a conduta da assessora pelas imagens de dentro do jatinho da FAB e durante a final – dentro do estádio. Apurar o quê?

Na publicação feita no Instagram, a assessora debocha da CBF e provoca os torcedores do São Paulo, abre uma camisa do Flamengo no meio da torcida do adversário e ironiza a derrota do clube carioca e, de quebra, ainda ofende a torcida são-paulina, usando a incorreta linguagem neutra:

“Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade, e pior de tudo de pauliste”. Em outro posto ela declarou amor ao Flamengo e publica: independentemente da diretoria fascista, os “pau no cú” que acham que merecem vestir a camisa do clube. Para sempre Flamengo…!

Desde este dia a ministra tem sido alvo de críticas por ter usado um avião da FAB pra acompanhar o jogo. A justificativa é a de sempre: “a viagem estava programada e foi para assinatura de um protocolo, como já dito.

A justificativa começa sempre pela já conhecida frase: “não há ilegalidade”. Sim, o documento era importante, mas tinha que ser assinado no Morumbi, no dia da final da Copa do Brasil? Mesmo que tenha sido a pedido da CBF não importa. Deveria pensar que não pegaria bem ir a São Paulo assinar este protocolo num domingo, no dia da final.

Este protocolo poderia ter sido assinado no próximo dia útil, sem qualquer prejuízo, em Brasília, ou até mesmo no Rio de Janeiro, até mesmo com jatinho da FAB (vai lá), mas nunca no estádio do Morumbi, em dia de final. Desculpa esfarrapada, ministra!

Além disso tudo que já foi dito, ainda há a conotação racista no post da assessora. A deslumbrada foi notadamente racista em seu post, quando chamou a torcida do São Paulo de “torcida branca”. Onde está a igualdade racial deste ministério?

A ministra Anielle reagiu dizendo ser “inacreditável” que ela seja questionada por fazer o seu trabalho de combate ao racismo e cumprir o seu dever… vejam os posts:

A fim de dar uma resposta à imprensa e ao público, a assessora foi exonerada do cargo de alta confiança da ministra.

A tal Marcelle Decothe, isso deve ser apelide, é estúpide. Mostrou-se raciste, raivose e descontrolade. Perdeu a boquinha, mas mostrou seu tamanhe pequene e tacanhe. Meu Deus, quanta bobagem!!! Pobre Brasil!

Esse negócio de “tudo pela causa” já passou dos limites desde o primeiro mandato de Lula. Temos sim que combater o racismo, a homofobia, o preconceito, a desigualdade social, isso é óbvio. A fala da agora ex-assessora foi uma das mais racistas que eu ouvi nos últimos tempos. Logo ela, assessora de um ministério que deveria lutar contra o racismo e não fomentá-lo.

Equivocada, por ser generalista e preconceituosa, a manifestação da (ex-)assessora do Ministério da Igualdade Racial sobre a torcida do São Paulo. Nada mais prejudicial a uma causa do que a péssima atuação de militantes, especialmente, quando amparados por recursos públicos.

Não podemos deixar de lembrar as viagens de ministros de Lula em aviões da FAB, como a de Juscelino Filho, Ministro das Comunicações, que usou um avião da FAB para viajar a São Paulo, onde participou de leilões de cavalo, além de receber diárias relativas ao período, no qual cumpriu duas horas de agendas relativas ao cargo no Estado.

ainda acho que nenhum ministro deveria usar aviões da FAB. Todos deveriam usar voos comerciais. Um voo em jatinho da FAB custa de 70 a 100 vezes o custo de uma passagem comercial… não podemos aceitar isso, seja quem for o presidente.

Parece piada, mas não é. A ministra publicou hoje: “Importante reconhecer que práticas de desinformação, manipulação da verdade e a divulgação de noticias falsas configuraram violência política de Gênero e Raça, na tentativa de impedir o nosso trabalho. Não são ataques a este ministério ou a mim, mas ao povo brasileiro”…

É brincadeira, não? Desculpa esfarrapada, ministra! Pede o boné, seria uma atitude mais conveniente.

Valter Bernat

Advogado, analista de TI e editor do site.

Advogado, analista de TI e editor do site.

2 Comentários

  • Jomas Bastos 30 de setembro de 2023

    Uma pergunta é esta:
    Até quando o governo comunista ou socialista do Brasil apoiará o ditador Maduro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *