16 de maio de 2024
Vinhos

Macabeo, Xarel-lo, Parellada

Estas três uvas brancas fazem um “blend” notável, digno de figurar em qualquer enciclopédia sobre vinhos no capítulo dos espumantes. Para quem aprecia, este particular tipo de vinho, o Cava, produzido originalmente na região de Penedés, Catalunha, rivaliza em qualidade com o Prosecco e com o Champagne, inclusive.

Deve ser elaborado pelo método tradicional, ou Champenoise, unicamente dentro das regiões de origem controlada, D.O, específicas, seguindo rígidas normas de produção. São 4 formas de classificacão ou categorias:

Cava – mínimo de 9 meses de maturação;

Cava Reserva – mínimo de 18 meses de maturação;

Cava Gran Reserva – mínimo de 30 meses de maturação;

Cava de Paraje Calificado – são vinhos produzidos em locais considerados de excelência. Mínimo de 36 meses de maturação.

Dentro de cada uma destas classificações, podem ser comercializados 7 tipos diferentes, conforme o teor de açúcar residual: Brut Nature, Extra Brut, Brut, Extra Seco, Seco, Semi Seco e Dulce.

Segundo as normas espanholas, além das castas citadas, podem ser usadas estas outras: Chardonnay, Subirat Parent, e as tintas Garnacha, Trepat, Monastrell e Pinot Noir. Além das versões em branco, existe um delicioso Cava Rosé.

Um vinho muito versátil que é capaz de harmonizar com um infinidade de alimentos. Combina magistralmente com a culinária típica de alguns países, como Peru, México e Japão, além dos vizinhos do Mediterrâneo.

As marcas Codorníu e Freixenet  talvez sejam as mais conhecidas. Enfrentam uma dura concorrência com vinhateiros tradicionais e de alta qualidade como Juvé y Camps, Gramona, Guliera, Pere Ventura, Segura Viudas, entre outros. São quase 3.000 produtores!

O nosso destaque vai para esta curiosa garrafa da vinícola Agustí Torelló Mata:

Este Cava, Kripta, é considerado como o melhor da Espanha. Foi elaborado pela 1ª vez em 1978, com o tradicional corte das uvas Macabeo, Xarel-lo e Parellada, cada uma vinda de vinhedos antigos e únicos. Matura por 7 longos anos.

É um Brut Nature orgânico e sua produção está limitada a 15 mil unidades. No seu país de origem pode ser encontrado em lojas especializadas por cerca de 70 euros (R$ 350,00 aprox.) o que não é nenhum absurdo.

A garrafa em forma de ânfora é uma homenagem à Roma antiga. O rótulo, um design de Rafael Bartolozzi, evoca o mar Mediterrâneo, a vinha e a oliveira, como se fossem uma trilogia.

Desde o seu primeiro prêmio em 1984, ganha novos lauréis a cada safra.

Saúde e bons vinhos!

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *