4 de maio de 2024
Vinhos

Descritores pouco usuais: vinho gordo

Um amigo perguntou: “O que é um vinho gordo”?

Havia escutado o comentário de um Sommelier, numa rádio, que sugeria um vinho, assim, para acompanhar um determinado prato.

Não é um descritor usual como o que estamos habituados e até mencionados na nossa pequena série sobre “Descritores do vinho”. Também não é um mistério. Uma simples associação de ideias faz pensar num vinho que ocupasse todo o espaço de nossa boca.

Apesar de fazer sentido, este adjetivo pode alcançar outros aspectos menos aparentes.

Não há nada que impeça a utilização de termos bem pessoais para descrever as nossas sensações ao degustar um vinho. Profissionais e Enófilos tradicionais preferem se ater a uma terminologia mais clássica e consagrada. Outros, seja por desconhecimento ou por se sentirem mais confortáveis, cunham seus próprios descritores.

Honestamente, alguns destes neologismos são um achado: “xixi de gato”, muito usado quando citamos algum Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, ou um “nem para lavar cachorro serve”, quando a bebida não corresponde ao que esperávamos…

Curiosamente, “gordo” pode ser uma referência positiva, quando utilizado para elogiar algo abundante, farto, como um boi ou um porco no ponto de abate ou negativa, quando nos referimos à quantidade de gordura de uma pessoa. Experimentem chamar alguém do sexo feminino de “gorda” …

Mas é inegável que coisas gordas ocupam mais espaço, seja na realidade ou na fantasia (sem ofensas, ok?).

Neste sentido, um vinho gordo seria aquele que vai nos deixar cheio de camadas de aromas, sabores, texturas e teor alcoólico. Um vinho opulento, com boa viscosidade, mas sem lipídios, por favor.

Há um preço a pagar por tudo isso: pouca acidez, o que pode tornar um vinho, como este, absolutamente sem graça. Esta é a característica que nos faz gostar de um vinho: estimula a salivação realçando os sabores que virão.

Os grandes vinhos primam por seu equilíbrio. Um vinho gordo é, por definição, uma bebida que tende para um determinado lado da balança.

Saúde e bons vinho, equilibrados!

CRÉDITOS:

Imagem de master1305 no Freepik

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *