17 de novembro de 2025
Rodrigo Constantino

Gonet na PGR é uma vergonha!

Paulo Gustavo Gonet Branco, Procurador-Geral da República. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

O advogado André Marsiglia escreveu uma longa thread explicando o processo de recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República: “O Senado vai aprovar o Gonet? Nesta quarta, Paulo Gonet será sabatinado no Senado para ser reconduzido, ou não, ao comando da PGR. A seguir explico como funciona o processo”.

Marsiglia fala então da sabatina, do parecer favorável do relator Omar Aziz, da necessidade de 41 votos contrários no plenário para vetar a recondução e da projeção de um placar mais apertado, mas que acaba por aprovar Gonet. Se assim for, e tudo leva a crer que será, trata-se de uma postura covarde do Senado.

“A PGR, que deveria ser um órgão autônomo, na prática, hoje opera como extensão do Supremo. Durante o julgamento dos réus do 8 de janeiro, por exemplo, Gonet se comportou mais como assistente de Moraes do que como chefe do Ministério Público”, comenta Marsiglia.

Essas ‘sabatinas’ no Senado são joguinho de cartas marcadas, bem diferentes do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo. Deveria ser um momento para cobrar explicações de verdade, e Gonet não tem como se explicar, pois transformou a PGR num ‘puxadinho’ controlado pelo Alexandre de Moraes

Barbara, do canal TeAtualizei, também comentou o caso: “Todos os condenados, incluindo a Débora do batom, as senhoras idosas, presidente Bolsonaro e todos os outros, só foram condenados porque o Gonet ofereceu a denúncia. É um ABSURDO que ele seja reconduzido. 41 assinaturas pelo impeachment do A-lei-xandre e nenhuma organização para segurar o Gonet. Mudar o Senado em 27 é nossa ÚNICA CHANCE!!!”

Ela oferece um exemplo de postura absurda de Gonet no caso recente dos Kid Pretos: “Isso aqui é MUITO GRAVE: Gonet, o PGR que esta para ser reconduzido pelo Senado, ofereceu denuncia contra um kid preto, Coronel Azevedo, mas não existe nenhuma prova anexada de seu celular, que foi apreendido. É como se o celular dele, que FOI APREENDIDO, e pode provar sua inocência, NÃO EXISTISSE NO PROCESSO. A defesa não teve acesso. A Polícia Federal fingiu que não viu. Isso é ESCANDALOSO! E enquanto o advogado expõe esse absurdo, Gonet ri… SURREAL”

A advogada Fabiana Barroso concorda: “Concordo com a Bárbara, a recondução de Gonet é o retrato do colapso moral da República. Um procurador medíocre coroado por senadores covardes, servos da juristocracia que transformou o Brasil num teatro de fantoches togados”.

Essas “sabatinas” no Senado são joguinho de cartas marcadas, bem diferentes do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo. Deveria ser um momento para cobrar explicações de verdade, e Gonet não tem como se explicar, pois transformou a PGR num “puxadinho” controlado pelo Alexandre de Moraes. As denúncias apresentadas por Gonet são patéticas, carecem de embasamento, dependem totalmente de narrativas. Se o Senado tivesse vergonha na cara, Gonet seria vetado como PGR.

Fonte: Gazeta do Povo

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *