O contraste entre o discurso e a prática
Lula sugere ao brasileiro não consumir produtos caros, mas usa gravata da Louis Vuitton que custa R$ 1.680,00.
Recentemente, a declaração do presidente Lula aconselhando o povo brasileiro a evitar produtos caros gerou repercussão e críticas, especialmente quando contrastada com suas próprias escolhas pessoais, como o uso de uma gravata de alto valor da grife Louis Vuitton que custa a bagatela de mais de um salário mínimo nacional.
Esse episódio levanta questões sobre a coerência política, a hipocrisia, e a desconexão entre a elite governante e a realidade da população.
Ao sugerir que os cidadãos economizem e deixem de consumir produtos de preços elevados, visando controle a inflação e evitar a recessão, Lula parece ignorar que grande parte dos brasileiros já luta diariamente para manter um padrão mínimo de vida, afetado por uma carga tributária elevada e uma inflação persistente.
O discurso soa, no mínimo, irônico quando parte de alguém que ostenta itens de luxo em eventos públicos e que deveria dar o exemplo ao país.
Esta aparente contradição não é inédita na política brasileira, mas torna-se especialmente relevante, quando vinda de um governo que se posiciona como “defensor dos trabalhadores e das classes mais baixas”.
O problema não está apenas na gravata cara, mas na mensagem subliminar transmitida: enquanto a população deve apertar os cintos, os líderes parecem estar imunes às dificuldades que eles próprios reconhecem.
A questão central aqui não é o valor de um acessório, mas o simbolismo por trás dele.
O exemplo vindo de cima sempre teve um peso significativo na política, e atitudes como esta apenas reforçam a percepção de que há uma desconexão entre o discurso populista e a realidade vivida pela maioria dos brasileiros.
Se o governo realmente deseja que a população adote hábitos mais econômicos, deveria começar dando o exemplo.


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa – FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF – Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator – chefe do blog o ProfessorTM