

Como professor há mais de 30 anos, de forma a manter um clima organizacional em sala de aula pautado no respeito mútuo, eu sempre alertei os meus alunos, nos primeiros dias de aula, sobre não confundirem “liberdade com libertinagem”.
A liberdade é um dos maiores pilares da convivência humana. Ela nos permite expressar pensamentos, agir de acordo com nossos valores e buscar nossa felicidade. No entanto, há uma linha tênue que separa o exercício consciente da liberdade do comportamento que resvala na libertinagem, uma deturpação que ignora os limites éticos e sociais que sustentam uma sociedade equilibrada.
Liberdade implica responsabilidade. Quando fazemos escolhas livres, assumimos também as consequências de nossos atos. Por exemplo, a liberdade de expressão nos permite criticar ideias e políticas, mas também exige que o façamos com respeito e consideração pelas diferenças.
Esse equilíbrio é o que separa o uso legítimo da liberdade de ações que podem gerar conflitos ou promover desordem.
O outro lado
Na contramão está a libertinagem que ignora os limites que a convivência humana impõe. Ela é marcada pelo desrespeito ao outro e pela busca desenfreada de satisfação pessoal, muitas vezes em detrimento do bem coletivo. Exemplos estão presentes em diversas esferas: na política,
quando líderes abusam de poder sob a justificativa de liberdade; nas relações sociais, quando atitudes egoístas ignoram o impacto sobre os demais.
É fácil confundir ambos os conceitos, especialmente em uma sociedade que preza pela individualidade. No entanto, a diferença essencial está no respeito. A liberdade reconhece o outro, seus direitos e necessidades, enquanto a libertinagem prioriza apenas o indivíduo, gerando desequilíbrios que afetam a coletividade.
Vivemos em tempos em que compreender essa linha tênue é essencial. A busca pela liberdade plena deve estar sempre alinhada à empatia, à ética e à compreensão de que nossos direitos terminam onde começam os do outro.
Por fim, preservar essa linha é a chave para uma sociedade justa e harmônica, onde a liberdade não seja apenas um privilégio, mas um valor que une e fortalece todos.
Pense nisso!


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa – FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF – Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator – chefe do blog o ProfessorTM