8 de maio de 2024
Colunistas Professor Taciano

Os acidentes de trânsitos são evitáveis sim!

Todos os dias quando acesso as notícias, seja de uma região, do Estado ou do resto do pais, e sou obrigado a replicar no meu blog os acidentes de trânsito que ocorrem nas cidade e nas estradas, especialmente nas BR´s, na maioria das vezes com vítimas fatais me pergunto por que não foram evitados? essas pessoas perderam suas vidas por que chegou a hora delas, eram seus destinos, a resposta é, NÃO!

Elas foram vítimas da imperícia, imprudência, irresponsabilidade ao dirigir embriagado ou sob efeito de alucinógenos, auto confiança, descumprimento á regras de transito, como ultrapassem em lugares proibidos, principalmente á noite, onde a visão periférica é reduzida em 50% e à noite a percepção de profundidade de campo também é menor. A falta de respeito aos limites do corpo e da mente, sono ao volante, a pressa de chegar ao destino, excesso de velocidade.

SegurEssos

Trabalhei como superintendente por quase 8 anos em uma empresa multinacional chamada Esso Brasileira de Petróleo cuja base secundária se localiza até hoje no DISF de Juazeiro no norte da Bahia e por força do cargo e política da empresa, os superintendentes de armazéns e bases operacionais, também exerciam a função de Coordenador de segurança. Erámos os chamados “SegureEssos” cuja missão era a de prevenir os acidentes, que envolvesse os funcionários, contratados, motoristas de auto – tanques, proprietários de postos de gasolina e acima de tudo o patrimônio da empresa e preservação da vida das pessoas que viviam ao redor da instalação e nas vias por onde os autos – tanques circulavam.

DDS e DMS

A Esso brasileira de Petróleo, assim como as suas congêneres –empresas do mesmo ramo de atividade são obrigadas por lei a ter um Programa de prevenção de perdas acidentais – PPRA, uma exigência legal do Ministério do Trabalho e Emprego que tem como objetivo principal a prevenção de doenças e acidentes relacionados ao ambiente de trabalho. O programa é obrigatório para todas as empresas que possuem funcionários registrados, independente do seu porte e segmento.

Dentro desse programa os Diálogos Diários de Segurança – DDS , e os Diálogos Mensais de Segurança – DMS, são obrigatórios serem aplicados aos motoristas e pessoal operacional, como os operadores de plataformas e baias de carregamentos nas bases.

Os acidentes de trânsitos são evitáveis

Segundo os especialistas o acidente evitável é aquele que só ocorreu porque alguém entre os envolvidos (ou todos) não agiu corretamente ou deixou de tomar alguma medida de segurança, e eles só acontecem por uma conjunção de fatores já citados no segundo parágrafo desse artigo.

Acidentes de trânsito matam mais do que as guerras

A cada ano, aproximadamente 60 mil pessoas perdem a vida em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil. O número supera a quantidade de combatentes norte-americanos mortos na guerra do Vietnã, por exemplo. As estatísticas chamam atenção para a necessidade da prudência e responsabilidade ao volante.

O Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito e fica atrás apenas de países como República Dominicana e Venezuela.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito, e desse total metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas.

Um dos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 é sobre segurança no trânsito, que prevê reduzir para a metade o número global de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito até 2020.

Por fim, diante de tudo que foi citado ao longo desse artigo, o que mais nos preocupa, é que os lamentáveis exemplos de acidentes e mortes nas estradas parece não servir de alerta ao condutores de veículos em especial aos de caminhões e ônibus. È como se eles imaginassem que só acontecerá com os outros e nunca chegará as boles de seus veículos.

Enquanto isso continuaremos a conviver com as trágicas notícias de perdas humanas provocadas por acidentes automobilísticos.

Pensem Nisso!

Fonte: Professor Taciano

Professor Taciano Medrado

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa - FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF - Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator - chefe do blog o ProfessorTM

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa - FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF - Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator - chefe do blog o ProfessorTM

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *