Todos os dias quando acesso as notícias, seja de uma região, do Estado ou do resto do pais, e sou obrigado a replicar no meu blog os acidentes de trânsito que ocorrem nas cidade e nas estradas, especialmente nas BR´s, na maioria das vezes com vítimas fatais me pergunto por que não foram evitados? essas pessoas perderam suas vidas por que chegou a hora delas, eram seus destinos, a resposta é, NÃO!
Elas foram vítimas da imperícia, imprudência, irresponsabilidade ao dirigir embriagado ou sob efeito de alucinógenos, auto confiança, descumprimento á regras de transito, como ultrapassem em lugares proibidos, principalmente á noite, onde a visão periférica é reduzida em 50% e à noite a percepção de profundidade de campo também é menor. A falta de respeito aos limites do corpo e da mente, sono ao volante, a pressa de chegar ao destino, excesso de velocidade.
SegurEssos
Trabalhei como superintendente por quase 8 anos em uma empresa multinacional chamada Esso Brasileira de Petróleo cuja base secundária se localiza até hoje no DISF de Juazeiro no norte da Bahia e por força do cargo e política da empresa, os superintendentes de armazéns e bases operacionais, também exerciam a função de Coordenador de segurança. Erámos os chamados “SegureEssos” cuja missão era a de prevenir os acidentes, que envolvesse os funcionários, contratados, motoristas de auto – tanques, proprietários de postos de gasolina e acima de tudo o patrimônio da empresa e preservação da vida das pessoas que viviam ao redor da instalação e nas vias por onde os autos – tanques circulavam.
DDS e DMS
A Esso brasileira de Petróleo, assim como as suas congêneres –empresas do mesmo ramo de atividade são obrigadas por lei a ter um Programa de prevenção de perdas acidentais – PPRA, uma exigência legal do Ministério do Trabalho e Emprego que tem como objetivo principal a prevenção de doenças e acidentes relacionados ao ambiente de trabalho. O programa é obrigatório para todas as empresas que possuem funcionários registrados, independente do seu porte e segmento.
Dentro desse programa os Diálogos Diários de Segurança – DDS , e os Diálogos Mensais de Segurança – DMS, são obrigatórios serem aplicados aos motoristas e pessoal operacional, como os operadores de plataformas e baias de carregamentos nas bases.
Os acidentes de trânsitos são evitáveis
Segundo os especialistas o acidente evitável é aquele que só ocorreu porque alguém entre os envolvidos (ou todos) não agiu corretamente ou deixou de tomar alguma medida de segurança, e eles só acontecem por uma conjunção de fatores já citados no segundo parágrafo desse artigo.
Acidentes de trânsito matam mais do que as guerras
A cada ano, aproximadamente 60 mil pessoas perdem a vida em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil. O número supera a quantidade de combatentes norte-americanos mortos na guerra do Vietnã, por exemplo. As estatísticas chamam atenção para a necessidade da prudência e responsabilidade ao volante.
O Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito e fica atrás apenas de países como República Dominicana e Venezuela.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito, e desse total metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas.
Um dos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 é sobre segurança no trânsito, que prevê reduzir para a metade o número global de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito até 2020.
Por fim, diante de tudo que foi citado ao longo desse artigo, o que mais nos preocupa, é que os lamentáveis exemplos de acidentes e mortes nas estradas parece não servir de alerta ao condutores de veículos em especial aos de caminhões e ônibus. È como se eles imaginassem que só acontecerá com os outros e nunca chegará as boles de seus veículos.
Enquanto isso continuaremos a conviver com as trágicas notícias de perdas humanas provocadas por acidentes automobilísticos.
Pensem Nisso!
Fonte: Professor Taciano
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa – FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF – Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator – chefe do blog o ProfessorTM