20 de abril de 2024
Saúde

A importância da musculação para mulheres antes e após a menopausa

A menopausa também pode ser acompanhada por várias mudanças fisica incluindo perda de massa muscular, perda de densidade óssea e metabolismo lento.

A prática regular de exercício, especificamente o levantamento de pes, pode ajudar a mitigar um pouco essas mudanças e melhorar a saúde e o bem-estar.

Uma pesquisa mostrou que mulheres que treinam regularmente a resistência apresentam aumentos significativos na densidade mineral óssea, inclusive no quadril e na coluna. Uma maior densidade óssea também pode reduzir o risco de osteoporose.

À medida que as mulheres envelhecem, tendem a perder massa e força muscular.

Para mulheres na pós-menopausa, um estudo mostrou que aquelas que praticam treinamento de resistência regular são menos propensas a sofrer perdas de massa e força muscular.

A musculação também pode ser benéfico para mulheres no período da perimenopausa.

As mulheres na perimenopausa que fazem musculação em vez de fazer exercícios aeróbicos padrão durante um período de dois anos ganharam cerca de três vezes menos gordura abdominal em média.

A musculação pode aumentar a massa muscular, que por sua vez pode ajudar a acelerar o metabolismo e queimar mais calorias em repouso.

Isso pode ser especialmente importante para as mulheres antes e depois da menopausa, já que as alterações hormonais podem levar à diminuição do metabolismo e ao aumento da gordura corporal.

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