Conheça os Alimentos Que Ajudam a Regular o Seu Sono!

Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde comprovou que 40% da população brasileira sofre com distúrbios do sono. Muitos sentem dificuldade para dormir, acordam diversas vezes durante a noite, e alguns outros sofrem com a terrível insônia. Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde. Evita problemas como depressão, aumento de peso, baixa imunidade, pressão arterial e até doenças de pele.
As causas podem ser diversas, desde estresse ou até mesmo má alimentação, pois a falta de algum nutriente pode afetar o seu sono. Por isso, separamos aqui alguns alimentos que você pode consumir caso tenha dificuldade para dormir, saudáveis e repletos de ótimas propriedades. Confira.

80fb771c-0fc3-48bf-a32d-3c1a80a7238a-min

Grande parte dos peixes – principalmente salmão e atum – contêm vitamina B6, elemento necessário para a produção de melatonina, um hormônio necessário para regular o sono. Normalmente o corpo produz melatonina em estado de repouso em um ambiente calmo, silencioso e principalmente escuro. Mesmo assim, muitas pessoas têm dificuldade de dormir mesmo em lugares tranquilos. Por isso, consumir peixes é uma boa alternativa que ajuda na produção de melatonina. Além de regular o sono, a melatonina tem função antioxidante.

0c01e95c-8854-412e-a97c-26bbd46b0c2b-minArroz jasmim

Um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition mostrou que pessoas que consumiram uma refeição preparada com vegetais, tomates e arroz dormiram melhor quando o arroz comum foi substituído pelo tipo jasmim. Isso ocorre porque a grande quantidade de insulina produzida pelo corpo, desencadeada pelo alto índice glicêmico deste arroz, age diretamente na produção de triptofano e outros aminoácidos relacionados à melatonina. O alto índice glicêmico faz com que esses aminoácidos cheguem mais rápido ao cérebro e, dessa forma, faz a pessoa dormir melhor. Mas vale lembrar que alimentos com alto índice glicêmico não são recomendados para diabéticos.

4d6785ad-5f36-4979-8d7c-2454a63e88d4-minIogurte

Já listamos aqui todas as maravilhas que o iogurte pode fazer para a saúde, mas este alimento não pode ser deixado de fora desta lista. O cálcio é um mineral essencial para a saúde dos ossos, mas muitos não sabem que a deficiência deste nutriente também pode afetar o sono. E o iogurte, por ter uma alta quantidade de cálcio, é uma ótima opção para que não consegue dormir bem.

c709d752-9cad-48fa-b5e5-21f4f57e4133-minGrãos integrais

Um estudo publicado pelo Journal of Orthomolecular Medicine comprovou que grãos integrais como amaranto, cevada, chia, centeio, triguilho e outros cereais integrais similares são ricos em magnésio, outro mineral importante que está relacionado a boas noites de sono.

d1688d66-ce3a-4f49-a93d-ffc1063dd6bb-minCouve

A couve é uma das verduras mais consumidas na América do Sul e fácil de ser encontrada em feiras e supermercados, e o que é melhor: a preços acessíveis. Além de ser uma importante fonte de cálcio, contém outros minerais como magnésio, ferro e fósforo. Estudos recentes comprovaram que o consumo de couve pode beneficiar pessoas que sofrem com distúrbios do sono.

01b60932-81fe-4fcc-9220-6f27d70b97cd-minBanana

A banana é outra fruta poderosa, repleta de boas propriedades. Um estudo publicado pelo Annals of the New York Academy of Sciences mostrou que a banana é um ótimo alimento para quem sofre de distúrbios do sono por ter uma alta quantidade de vitamina B6, que é necessária para a produção de melatonina.

d654c2a5-b260-4782-907b-861b166fb9e4-minGrão-de-bico

O mesmo estudo da Annals of the New York Academy of Sciences que mostrou os benefícios da banana para o sono também pontuou as excelentes propriedades do grão-de-bico, outra ótima fonte de vitamina B6, que está associada à produção de melatonina, o hormônio que ajuda a ter boas noites de sono.
Fonte: eatingwell.com

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *