24 de maio de 2022
Dicas

Abóbora: Um alimento que emagrece, rejuvenesce,evita doenças e fortalece o sistema imunológico!

abobora
Faça um pedido que parece impossível: comer algo gostoso, que vai bem em vários pratos, e não engorda. A abóbora atende seu desejo! Ela é tão pouco calórica que 100 g da polpa cozida têm apenas 20 calorias. Além disso, o fruto da aboboreira – conhecido também como jerimum no Norte e no Nordeste – é muito saudável.
Rico em minerais e vitaminas, tem betacaroteno, que diminui o risco de câncer, derrame, catarata e doenças cardíacas. As fibras e a água ajudam a eliminar gorduras e a regular o intestino, enquanto as sementes são fonte de ferro, zinco, fósforo, potássio e magnésio.
Ah! A vitamina B3 estimula a formação do colágeno e revigora a pele. Além disso, da abóbora, tudo se aproveita! Confira como cada pedacinho do vegetal pode ser utilizado na culinária,
A abóbora em detalhes
Conheça cada parte do fruto e como prepará-lo em pratos deliciosos e nutritivos.
Polpa da abóbora: dá sabor a pratos doces e salgados, como sopas, compotas e quibebes. A combinação com carne-seca é de dar água na boca. Você pode usá-la também em massas e panquecas.
Flores da abóbora: Refogadas e à milanesa, até elas são comestíveis! Experimente adicioná-las à omelete. O gostinho das flores faz toda a diferença.
Brotos da abóbora: Chamados de cambuquira incrementam os ensopados e são servidos como acompanhamento de vários pratos assados.
Casca da abóbora: Cozida, empresta um gostinho especial ao arroz, à farofa e à carne moída.
Sementes da abóbora: Basta torrá-las por cerca de 12 minutos para que elas se transformem num saudável aperitivo.
Sementes esmiuçadas em benefício de sua saúde!
Saiba mais sobre as sementes da abóbora e o que podem fazer por seu organismo.
1)Ajuda a emagrecer, fortalecer o sistema imunológico e controlar a hipertensão
Você sabia que as sementes de abóbora estão entre os alimentos com maior teor de fibras? Por isso, esse alimento ajuda no funcionamento do intestino e no emagrecimento. Além disso, elas são riquíssimas em vitaminas E, A e do complexo B.
E os benefícios não param por aí. “O consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário para as células de defesa do organismo”, afirma Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde. “Outro mineral presente é o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial”, complementa a especialista.
2) Sacia e tem ação calmante
As sementes de abóbora fazem parte do grupo de alimentos que os especialistas chamam de “Prozac natural”. Isso porque elas são excelentes fontes do aminoácido chamado triptofano, que ajuda a melhorar o humor. Além disso, uma porção desse alimento – ideal para o lanchinho da tarde – tem 150 mg de magnésio, nutriente que protege o sistema imunológico e fortalece os músculos.
3) Dá energia para malhar
Você torceria o nariz se ouvisse falar em uma receita de mingau de semente de abóbora? E se soubesse que esse prato tem um alto teor de zinco e é fonte de energia graças à presença do ferro, o que garante disposição para realizar os exercícios para emagrecer?
O melhor de tudo é que essa receita simples e fácil de preparar também beneficia a pele e o sistema nervoso devido a sua dose de Ômega 3, além de combater problemas cardiovasculares e a deficiência imunológica. Mudou de ideia? Então anote aí!
Mingau de sementes de abóbora
Moa uma xícara e meia de sementes de abóbora, depois adicione duas xícaras de leite desnatado e misture até obter a consistência de um mingau. Se estiver muito grosso, acrescente mais uma xícara de leite. Transfira para a panela e deixe ferver. Adicione sal a gosto e sirva. Leve, esse mingau pode substituir o jantar, garantindo energia de sobra para o dia seguinte.
4) Combate os radicais livres
Saborosa, a abóbora é um conhecido alimento funcional que, além de nutrir, ainda melhorar o funcionamento do organismo. Ela contém carotenóides, substâncias que reduzem os efeitos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além de ter sementes que rendem um delicioso petisco, a abóbora ainda é fonte de vitamina C, E e A, assim como de enzimas que ajudam a hidratar a pele.
Os oito principais tipos de abóbora
Estas são as principais variedades, entre as mais de 100 existentes. Saiba em que tipo de pratos elas combinam mais.
Japonesa (ou cabotiã): Mais consistente e menos úmida, a polpa é ideal para preparar pratos salgados, como sopas e refogados.
Espaguete (ou gília): Cozida, a polpa se separa da casca em longos fios, como espaguete. É ingrediente para pratos salgados, como molhos para massas e refogados com carne-seca.
Italiana: Conhecida como abobrinha, fica ótima refogada, recheada ou grelhada.
Menina brasileira (ou abóbora de pescoço): É a mais comum e a maior de todas. Chega a pesar 15 kg. Pode ser consumida crua, ralada fininha ou em saladas.
Paulista: É muito parecida com a abóbora de pescoço, só que menor. É boa para sopas, refogados e doces variados.
Moranga: A polpa é usada em refogados e sopas). Misture com carne-seca, frango ou camarão.
Do campo: O formato é o de uma pera. Adocicada, a polpa serve para fazer pães, doces, e bolos.
Brasileirinha: Tem a casca verde e amarela, de onde vem seu nome popular. Ótima para refogados
Receitas de dar “água na boca”
Sopa de abóbora
Ingredientes
. 400 g de abóbora
. 1/2 cebola picada
. 1/2 cenoura picada
. 100 g de músculo
. 1 colher (chá) de aipo em pó
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Descasque a abóbora e corte-a em pedaços médios. Ponha em uma panela e junte a cebola, a cenoura e o músculo. Tempere com o sal, a pimenta e o aipo. Cubra com água fria e cozinhe até a abóbora ficar macia. Se necessário, adicione mais água quente.
Retire o músculo e transfira os ingredientes restantes para o liquidificador. Bata até ficar uma mistura homogênea. Devolva à panela e corrija o tempero. Sirva quente com cubos de queijo branco.
Dica: sirva com torradas ou com macarrão na manteiga.
Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 447
Refogado de abóbora
Ingredientes
• 3/4 de colher (chá) de azeite
• 500 g de abóbora sem casca ralada fina
• 1 cebola média em rodelas finas
• 1 colher (chá) de molho de pimenta
• 1 colher (sopa) de água
• Sal a gosto
Modo de preparo
Aqueça o azeite numa frigideira e coloque a abóbora, a cebola, o sal e o molho de pimenta. Misture e refogue por 5 minutos em fogo alto. Junte a água e deixe ferver, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e sirva acompanhando os filés. Decore o prato com o caldo da abóbora.
Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 264
Abobrinha recheada
Ingredientes
. 230 g de carne moída
. 1/2 xícara de cebola picada
. 1 dente de alho
. 3 abobrinhas médias
. 1 tomate
. 1 xícara de extrato de tomate
. 1 colher (chá) de semente de cominho
. 1 xícara de salsinha
. 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
Modo de preparo
Lave as abobrinhas, corte ao meio e retire o miolo, deixando uma borda com 0,5 cm. Pique o miolo e reserve. Ferva as abobrinhas e cozinhe. Depois, coloque-as num recipiente com gelo.
Retire a pele e as sementes do tomate e corte-o em cubinhos. Numa panela, junte a carne, o miolo da abobrinha, a cebola, o alho, os cubinhos de tomate, o extrato de tomate, o cominho e a salsinha e refogue.
Retire as abobrinhas do gelo e recheie. Depois, polvilhe cada abobrinha com farinha de rosca e leve ao forno.
Rendimento: 6 porções
Para maiores informações consulte um nutricionista. E se seu objetivo for emagrecer procure também a orientação de um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.