25 de abril de 2024
Colunistas

Bala ou projétil?

Como sempre, “o saber não ocupa espaço”. Muito boa a explicação!

Trabalho com armas há 34 anos, sou perito da Comarca de Montenegro.RS, atirador, trabalhei vários anos na engenharia da Amadeo Rossi.

Também sou autor do livro O Direito de Ter e Portar Armas.

O termo “bala” é absolutamente correto. Esse termo foi criado pelos ingleses porque, quando se carregavam as armas ainda pela boca do cano com esferas de chumbo, usava-se um pedaço de seda para vedar a junção cano/chumbo.

Acontece que a seda era cara e, os mais pobres não dispunham dela! Sendo assim, passaram a usar papel encerado para esse fim.

Porém, para tornar mais rápido o carregamento, alguns passaram a embrulhar a esfera de chumbo com esse papel, torcendo a ponta. Desse modo, a esfera de chumbo ficou parecida com o doce e, de lá para cá, assim foi batizada.

Daí o porquê da expressão ser bala tanto em português como no original em inglês = bullet.

No meio militar, não gostam de dizer bala, mas sim projétil, que nada mais é do que uma variação de outra palavra inglesa = “projectil” ou seja; “projetado”, já que realmente é o naco de chumbo que é projetado cano afora após o disparo.

É muito comum na engenharia mecânica, denominar algo com nome de outra coisa com a qual se pareça. Exemplos são: os CARTUCHOS de tinta da impressora, o CACHIMBO da bicicleta, os GARFOS da moto, a MESA do carregador, onde se posta a munição que ALIMENTA a arma ou ainda o FERROLHO do fuzil, pois sua operação lembrava o movimento de aferrolhar as portas de casa à noite.

Tão correto é o termo “bala” que, se você estudar no Instituto de Perícias Criminais, no setor de armas e munição, tu vais te formar em BALÍSTICA Forense e não Projetística Forense.

Por fim; um policial que entra no Hospital com um colega ferido, grita para os médicos: “Socorro, meu colega foi baleado!” e nunca “…socorro, meu colega foi projetado” !!

Espero ter ajudado. Grande abraço!

FALTOU SEU NOME!!

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *