21 de julho de 2024
Colunistas Lucia Sweet

Wanderson pediu demissão?

Currículo do secretário de Vigilância e Saúde do Vendetta, que pediu demissão: o ENFERMEIRO Wanderson Kleber de Oliveira. passou 15 anos no Ministério da Saúde, inclusive nos governos do PT. Coordenou a resposta nacional à pandemia de influenza e síndrome da zika, que foi um FRACASSO. Achei essas informações na rede, alguém deveria verificar, porque essa gente costuma ser menos do que informa.
“Wanderson Kleber de Oliveira é enfermeiro epidemiologista, com experiência nacional e internacional em temas referentes à epidemiologia aplicada aos serviços de saúde, saúde pública, investigação de surtos, preparação e resposta às emergências em saúde pública, análise de situação de saúde, ciência de dados e gestão de sistemas de saúde.
Exerce desde janeiro de 2019, o cargo de Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil (SVS/MS). Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018 exerceu atividades ações de pesquisa e gestão junto ao Centro de Integração de Dados e conhecimento para a Saúde (CIDACS/IGM/Fiocruz Bahia), na “Plataforma de vigilância de longo prazo para a Zika e Microcefalia no âmbito do SUS (Plataforma Zika)” e como Coordenador e Docente do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília.
É graduado em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1997). Doutor em epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016), Mestre em Epidemiologia pela (UFRGS, 2010), especialista em Geoprocessamento pela Universidade de Brasília (2005), especialista Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS) pelo Centers For Disease Control And Prevention (CDC, 2003), especialista Programa de Epidemiologia para Gerentes de Saúde pela Johns Hopkins Bloomberg School Of Public Health (JHU, 2004).
Possui mais de 20 anos de experiência profissional, sendo 15 anos no Ministério da Saúde onde coordenou a resposta nacional a pandemia de influenza e síndrome da zika congênita, além de ter atuado como ponto focal para o regulamento sanitário internacional e eventos de massa, como Copa do Mundo e Olimpíadas.
É autor e coautor de artigos, capítulos de livros e livros nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia e Gestão Pública da Saúde. Tem proferido palestras, conferências e participado de mesas-redondas sobre esses temas em eventos nacionais e internacionais.”
Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *