28 de abril de 2024
Colunistas Lucia Sweet

O mundo é dual

O mundo é dual e você tem liberdade para escolher entre o bem e o mal. Você só não tem liberdade para dizer o que pensa, porque é crime discordar do pensamento único vigente, mesmo que seja tudo mentira.

Não se esqueça, porém, que você só é livre até agir. Depois, fica atrelado ao resultado de suas ações.

Os hindus chamam isso de karma. Ou, fez, fica, como dizia meu amigo Antonio Olinto, da Academia Brasileira de Letras (do tempo em que lá se falava no mínimo grego e latim e em que livros de valor literário eram escritos por seus membros), fundador do Prêmio Walmap, autor da trilogia que eu recomendo “A Casa da Água”, “O Rei de Keto” e o “O Trono de Vidro”.

Neste tempo de afromimizentos os livros narram a saga de Mariana, em busca de suas raízes culturais. Os avós de Mariana chegaram ao Brasil como escravos e ela decide voltar para a África, numa viagem inversa.

A série foi traduzida em 19 idiomas e os jovens paulofreirianos nunca ouviram falar de Antonio Olinto, que quando morou na Nigéria aprendeu a falar iorubá, antes de ser adido cultural em Londres. Antonio Olinto almoçava toda semana com Paulo Mercadante e Roberto Campos, e nos almoços só falavam em latim, para não perderem a prática.

Bons tempos. Roberto Campos todos conhecem e Paulo Mercadante, entre outros livros importantíssimos, como “A Consciência Conservadora do Brasil”, escreveu também “A Coerência das Incertezas. Símbolos e Mitos na Fenomenologia Histórica Luso-brasileira”, publicado também em Portugal pelo Instituto Camões (maior prestígio, impossível), com prefácio aqui e lá, de Olavo de Carvalho. Talvez um dia eu escreva mais a este respeito. Como costumo dizer, eu e minha cultura inútil. 🤣

Para concluir este pequeno texto de pensamentos e lembranças, ninguém escapará do resultado de suas ações por não agir. Não agir é uma escolha. Recusar-se a agir é uma forma de ação. No caso, de omissão de ação.

Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *