A ignorância é tão grande que a mentecapta que defende cotas pergunta: ” por que usamos o Português de Portugal?” …. Por que ela não pinta a pele dela de amarelo, ou preto?
Nos países de língua alemã existe um Alemão Alto, o padrão pra todos: o “Hochdeutsch” (Diante de tantos dialetos em várias regiões, vilas, há um aprendizado da língua dentro de um padrão) . Assim, o dialeto de cada estado, região, local, continua ali, mas todos se entendem em um nível elevado usado inclusive para os negócios, os estudos.
Vamos a um exemplo: você sabe o que é bergamota montenegrina ou mimosa, e murcote ou morgote? E Ponkan? Mexerica? Tangerina?
Ah, os gaúchos chamam normalmente de bergamota.
Quando fui a uma balada em Porto Alegre certa vez, debandei quando chamaram para comprar bergamota e partir. Pensei que ia entrar numa fria, barca furada…
Bem, diga fria ou barca furada em Angola ou em Macau, na China. Ambos os locais de colonização portuguesa.
Mas a esquerdalha quer isso mesmo: que ninguém se entenda.
Daí para o tudis todes, o presidentA, a própria presidenta que engasga consigo mesma, e o mesmo faz a similar dela, a Chucrute Dilma de Franja MerDel: não falam coisa com coisa. Desconstruindo a linguagem não há comunicação. Fica muito fácil manipular…
O brasileiro hoje grunhe, não consegue sequer usar o infinitivo do verbo em conversas on line.
Não vai podeR nunca seR porque não sabe leR, escreveR, mas tem dipRoma universitário. Mais de 60% dos brasileiros formados em curso superior não conseguem escrever um simples texto com princípio, meio e fim….
Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.