28 de março de 2024
Veículos

Um test-drive Renault Kwid, o mini SUV urbano


Carros pequenos são sempre a opção mais racional para quem precisa (ou gosta de) dirigir nas grandes cidades. Mais fáceis de estacionar, seja na rua ou em garagens, eles são também mais ágeis no trânsito e, geralmente, gastam menos combustível. Por que, então, esses modelos não são os mais vendidos no Brasil hoje? Ora, porque diferentemente do que muita gente pensa, carro não é encarado apenas como uma “ferramenta útil” pela maioria das pessoas. Prova disso é a febre dos SUVs, “veículos utilitários esportivos” com jeitão aventureiro, porte e altura adequados a estradas de terra e que são, já há algum tempo, os queridinhos do mercado – para uso eminentemente urbano. Para ganhar a preferência do consumidor-motorista, portanto, é preciso usar outros argumentos além do mero raciocínio lógico. Seguindo esse pensamento, o pessoal da Renault resolveu misturar dois conceitos – o dos carros pequenos e práticos com o do tal “espírito de aventura” e, há cerca de um ano, lançou aqui no Brasil o Kwid, anunciado como “o SUV dos compactos”. É com ele o nosso test-drive de hoje, aqui no blog e, também, no vídeo que acaba de ir ao ar na TV Rebimboca, no Youtube (acima).

Renault Kwid Intense 2019

Simpática tradição. Praticamente desde os tempos de sua fundação, a francesa Renault costuma manter em seu cardápio também carros pequenos, originais e divertidos de dirigir. Não somente esportivos estilosos, com o Alpine da 108, que chegou a ser fabricado aqui no Brasil pela Willys com o nome de Interlagos nos anos 1960, mas também modelos bem populares.


Só para ficar nos mais manjados, carangos como o Juvaquatre, o 4 cv – que, importado aqui para o Brasil nos anos 1950 ganhou o apelido de “rabo quente” –, Dauphine e Gordini (que chegaram a ser produzidos em São Bernardo do Campo), 4L, Cinco, Twingo – que também, esteve em nosso mercado – e mesmo o Clio nacional se encaixariam nesse comentário. Muitos deles, inclusive, tiveram versões apimentadas que fizeram bonito nas pistas.

Anúncio do Willys Interlagos | internet

Ainda que tenha nascido longe da França, na Índia, em 2015, e tenha sido projetado para os chamados mercados emergentes, o Kwid tem lá um pouco dessa herança genética em entre seus eixos.

Renault Kwid Intense 2019

Aqui no Brasil, o carrinho chegou em meados de 2017 com a missão de substituir o já cansadíssimo de guerra Clio de geração antiga e seguidas vezes recauchutada que a Renault produzia no Paraná. Por seu porte de quase subcompacto, ele tem como principais rivais em nosso mercado o VW up!, o Fiat Mobi e o Cherry QQ.

Renault Kwid Intense 2019

Simples enfeitadinho. Em termos de estilo, não se pode dizer que o Kwid seja “mais do mesmo”. Embora o tal “visual SUV” praticamente se limite a molduras plásticas escuras nas caixas de roda, para-choques traseiro também escuros, grade com colmeia cromada e faixas laterais, o desenho da carroceria é bem original, simpático e passa um jeitão jovial. Por dentro, pelo menos nessa versão Intense – que é a mais cara da linha –, o enorme despojamento recebeu um tapa revigorante, com apliques na cor branca nos painéis das portas e bancos. E, com uma central multimídia bacaninha, compensa o seu painel de instrumentos beeeeeeem simples.

Renault Kwid Intense 2019

Os bancos da frente são inteiriços – banco e encosto de cabeça em uma só peça, como nos rivais up! e Mobi –, não oferecem muitas regulagens, mas até que são bem confortáveis. Atrás, o espaço é limitado, mas se quem vai na frente não for pernudo como este seu amigo aqui, dá para dois adultos de estatura mediana pegarem uma carona, de vez em quando, ajudados pelo fato de não haver praticamente nenhum ressalto (túnel) no assoalho. Para os pequenos, há encaixes do tipo isofix para prender cadeirinhas e assentos.

Renault Kwid Intense 2019

Desenvoltura. No trânsito, o carrinho vai muito bem. Seu pequeno motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas (veja a ficha técnica completa no final deste post) oferece fôlego suficiente para o que for preciso e, com um rugido forte nos giros mais altos, o Kwid – que pesa menos de 760 kg – pode até ser divertido se o caminho estiver minimante livre a sua frente. O consumo, pisando de leve como sugere o “coach” que mora na multimídia, é pequeno – embora não chegue a impressionar. Rodando apenas na cidade e quase o tempo todo em velocidades baixas, consegui uma média de 11,8 km/litro.

Renault Kwid Intense 2019 | divulgação

Além do motor em suas rotações mais altas, porém, alguns outros ruídos invadem o interior do Kwid sem muita cerimônia. Suspensão, transmissão e mesmo o ar passando pela carroceria são companhias constantes, com suas “vozes” amplificadas pela vibração dos painéis (bem-acabados, diga-se) de plástico duro. O interessante é que, com o carro parado e os vidros fechados, o isolamento em relação ao exterior é bem razoável. Ou seja, a questão é, mesmo, acústica.

Renault Kwid Intense 2019 | divulgação

Falando de segurança, mesmo em suas versões mais simples, o Kwid traz de série quatro airbags – dois frontais e dois laterais. A estrutura é construída com aço de alta resistência e o cinto de segurança do motorista possui um pré-tensionador (por que só o do motorista?). Em um teste de colisão (crash-test) realizado no começo deste ano, o carro ficou com média de três estrelas – em cinco possíveis.
Como todo modelo “de entrada”, situado na parte mais baixa da tabela, o Kwid tem no chamado custo-benefício um de seus principais – se não o maior – argumento de venda. E, olhando por esse lado, ele até que fica bem na fita.

Renault Kwid Intense 2019 (dados do fabricante)
Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros. 12 válvulas, 999cc;
potência(cv) 67(gas)/ 70 (álc); torque(kgfm) 9,4 (gas)/9,8(álc)
Câmbio: manual de 5 marchas
Direção: com assistência elétrica
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,7 segundos (álc)
Velocidade máxima: 156 km/h (álc)
Suspensão:
Diant. tipo McPherson, independente, molas helicoidais;
Tras. tipo eixo de torção, semi-independente e molas helicoidais.
Freios: discos na dianteira, tambores na traseira, ABS
Dimensões(mm):
Alt. – 1.474; comp. 3.680; larg. 1.579; dist. entre eixos 2.423
Volume do porta-malas: 290 litros
Peso total: 758 kg
Preço de modelo igual ao avaliado (com cor especial): R$ 43.390,00

A roda do Kwid tem três furos, igual a dos Renault dos anos 1960-1970! | Henrique Koifman

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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