Carros pequenos são sempre a opção mais racional para quem precisa (ou gosta de) dirigir nas grandes cidades. Mais fáceis de estacionar, seja na rua ou em garagens, eles são também mais ágeis no trânsito e, geralmente, gastam menos combustível. Por que, então, esses modelos não são os mais vendidos no Brasil hoje? Ora, porque diferentemente do que muita gente pensa, carro não é encarado apenas como uma “ferramenta útil” pela maioria das pessoas. Prova disso é a febre dos SUVs, “veículos utilitários esportivos” com jeitão aventureiro, porte e altura adequados a estradas de terra e que são, já há algum tempo, os queridinhos do mercado – para uso eminentemente urbano. Para ganhar a preferência do consumidor-motorista, portanto, é preciso usar outros argumentos além do mero raciocínio lógico. Seguindo esse pensamento, o pessoal da Renault resolveu misturar dois conceitos – o dos carros pequenos e práticos com o do tal “espírito de aventura” e, há cerca de um ano, lançou aqui no Brasil o Kwid, anunciado como “o SUV dos compactos”. É com ele o nosso test-drive de hoje, aqui no blog e, também, no vídeo que acaba de ir ao ar na TV Rebimboca, no Youtube (acima).
Renault Kwid Intense 2019
Simpática tradição. Praticamente desde os tempos de sua fundação, a francesa Renault costuma manter em seu cardápio também carros pequenos, originais e divertidos de dirigir. Não somente esportivos estilosos, com o Alpine da 108, que chegou a ser fabricado aqui no Brasil pela Willys com o nome de Interlagos nos anos 1960, mas também modelos bem populares.
Só para ficar nos mais manjados, carangos como o Juvaquatre, o 4 cv – que, importado aqui para o Brasil nos anos 1950 ganhou o apelido de “rabo quente” –, Dauphine e Gordini (que chegaram a ser produzidos em São Bernardo do Campo), 4L, Cinco, Twingo – que também, esteve em nosso mercado – e mesmo o Clio nacional se encaixariam nesse comentário. Muitos deles, inclusive, tiveram versões apimentadas que fizeram bonito nas pistas.
Anúncio do Willys Interlagos | internet
Ainda que tenha nascido longe da França, na Índia, em 2015, e tenha sido projetado para os chamados mercados emergentes, o Kwid tem lá um pouco dessa herança genética em entre seus eixos.
Renault Kwid Intense 2019
Aqui no Brasil, o carrinho chegou em meados de 2017 com a missão de substituir o já cansadíssimo de guerra Clio de geração antiga e seguidas vezes recauchutada que a Renault produzia no Paraná. Por seu porte de quase subcompacto, ele tem como principais rivais em nosso mercado o VW up!, o Fiat Mobi e o Cherry QQ.
Renault Kwid Intense 2019
Simples enfeitadinho. Em termos de estilo, não se pode dizer que o Kwid seja “mais do mesmo”. Embora o tal “visual SUV” praticamente se limite a molduras plásticas escuras nas caixas de roda, para-choques traseiro também escuros, grade com colmeia cromada e faixas laterais, o desenho da carroceria é bem original, simpático e passa um jeitão jovial. Por dentro, pelo menos nessa versão Intense – que é a mais cara da linha –, o enorme despojamento recebeu um tapa revigorante, com apliques na cor branca nos painéis das portas e bancos. E, com uma central multimídia bacaninha, compensa o seu painel de instrumentos beeeeeeem simples.
Renault Kwid Intense 2019
Os bancos da frente são inteiriços – banco e encosto de cabeça em uma só peça, como nos rivais up! e Mobi –, não oferecem muitas regulagens, mas até que são bem confortáveis. Atrás, o espaço é limitado, mas se quem vai na frente não for pernudo como este seu amigo aqui, dá para dois adultos de estatura mediana pegarem uma carona, de vez em quando, ajudados pelo fato de não haver praticamente nenhum ressalto (túnel) no assoalho. Para os pequenos, há encaixes do tipo isofix para prender cadeirinhas e assentos.
Renault Kwid Intense 2019
Desenvoltura. No trânsito, o carrinho vai muito bem. Seu pequeno motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas (veja a ficha técnica completa no final deste post) oferece fôlego suficiente para o que for preciso e, com um rugido forte nos giros mais altos, o Kwid – que pesa menos de 760 kg – pode até ser divertido se o caminho estiver minimante livre a sua frente. O consumo, pisando de leve como sugere o “coach” que mora na multimídia, é pequeno – embora não chegue a impressionar. Rodando apenas na cidade e quase o tempo todo em velocidades baixas, consegui uma média de 11,8 km/litro.
Renault Kwid Intense 2019 | divulgação
Além do motor em suas rotações mais altas, porém, alguns outros ruídos invadem o interior do Kwid sem muita cerimônia. Suspensão, transmissão e mesmo o ar passando pela carroceria são companhias constantes, com suas “vozes” amplificadas pela vibração dos painéis (bem-acabados, diga-se) de plástico duro. O interessante é que, com o carro parado e os vidros fechados, o isolamento em relação ao exterior é bem razoável. Ou seja, a questão é, mesmo, acústica.
Renault Kwid Intense 2019 | divulgação
Falando de segurança, mesmo em suas versões mais simples, o Kwid traz de série quatro airbags – dois frontais e dois laterais. A estrutura é construída com aço de alta resistência e o cinto de segurança do motorista possui um pré-tensionador (por que só o do motorista?). Em um teste de colisão (crash-test) realizado no começo deste ano, o carro ficou com média de três estrelas – em cinco possíveis.
Como todo modelo “de entrada”, situado na parte mais baixa da tabela, o Kwid tem no chamado custo-benefício um de seus principais – se não o maior – argumento de venda. E, olhando por esse lado, ele até que fica bem na fita.
Renault Kwid Intense 2019 (dados do fabricante)
Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros. 12 válvulas, 999cc;
potência(cv) 67(gas)/ 70 (álc); torque(kgfm) 9,4 (gas)/9,8(álc)
Câmbio: manual de 5 marchas
Direção: com assistência elétrica
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,7 segundos (álc)
Velocidade máxima: 156 km/h (álc)
Suspensão:
Diant. tipo McPherson, independente, molas helicoidais;
Tras. tipo eixo de torção, semi-independente e molas helicoidais.
Freios: discos na dianteira, tambores na traseira, ABS
Dimensões(mm):
Alt. – 1.474; comp. 3.680; larg. 1.579; dist. entre eixos 2.423
Volume do porta-malas: 290 litros
Peso total: 758 kg
Preço de modelo igual ao avaliado (com cor especial): R$ 43.390,00
A roda do Kwid tem três furos, igual a dos Renault dos anos 1960-1970! | Henrique Koifman
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.