Agora é oficial: depois de 23 anos em produção, a* última reluzente Weekend deixou a linha de montagem na fábrica da Fiat em Betim (MG) nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro. Com ela, encerra-se, ao menos momentaneamente, também a trajetória das caminhonetes, ou peruas, no Brasil pois, há tempos, esse era o último modelo desse tipo a venda aqui. Ao longo de sua longa vida, essa carrinha – como chamam os lusos – da Fiat passou por uma série de modificações e atualizações, tanto estéticas como mecânicas.Você pode conferir algumas dessas mudanças de visual na pequena galeria deste post De certa forma, a Weekend lançou um novo estilo no mercado nacional – quando, em 2001, chegou às concessionárias também na versão Adventure, que logo se transformou em um tremendo sucesso de vendas. Tanto que, até hoje, é justamente essa versão aventureira a sua opção mais vendida, sendo bem valorizada no mercado de usados.
Palio Weekend 1997
Nascida em 1997 como a variação da linha Palio, ao longo de sua trajetória a Weekend já foi equipada com motores 1.0, 1.3 8v, 1.3 16v, 1.4, 1.5, 1.6 8v, 1.8 8v, 1.6 16v e 1.8 16v – este último, de dois tipos diferentes.
Palio Weekend da terceira geração (modelo 2004)
O carro ganhou identidade própria em 2015, se descolando do Palio e sobrevivendo ao lançamento de seu substituto, o Argo. Na prática, com poucos retoques, o visual do modelo da perua que foi fabricada até ontem era o mesmo desde 2007, com a dianteira igual a das atuais picapes Strada.
Primeira Palio Adventure (1999)
O fim da Weekend já vinha sendo cantado há pelo menos dois anos, mas com vendas suficientes para justificar sua produção, ela continuou, discretamente, sendo montada em Betim, em quantidade módicas. Ao longo de toda sua existência, o carrro foi comprado novo por 530 mil brasileiros.
No site da montadora, ainda é possível encontrar (e, em tese, comprar) a Weekend 0km em suas duas opções: Attractive 1.4 com câmbio Manual (ao lado), a partir de R$68.670,00; e a Adventure 1.8 16v manual (abaixo), a partir de R$ 85.590. Quem quiser incluir no pacote o sistema Locker, o bloqueio de diferencial que a torna um pouco mais apta aos caminhos ruins, pagará mais R$ 4.400.
Como mencionado, mais do que um simples modelo longevo que se vai, a Weekend era também, na prática, a última caminhonete – ou perua, station wagon, carrinha… você escolhe – em produção no Brasil. Em seus tempos de juventude, ela enfretou rivais de peso, como VW Parati, Chevrolet Corsa Wagon e Ford Escort SW. Depois, elas foram perdendo espaço para as minivans e, logo adiante, para os bombados SUVs, que hoje dominam o mercado. E talvez tenha sido sua opção “quase SUV” Adventure a principal razão de ela ter permanecido “viva” por mais tempo que suas concorrentes.
(*) Mesmo depois de décadas escrevendo sobre automóveis, não consigo tratar camionetes (peruas) e picapes no masculino. Não há nenhum “juízo de valor” nisso, é só hábito mesmo.
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.