3 de março de 2024
Colunistas Fernando Gabeira

Diário da crise XLIII


Circula a partir de hoje um importante apelo do fotógrafo Sebastião Salgado e personalidades do mundo inteiro pelos índios do Brasil.
Eles que foram dizimados por doenças trazidas pelos brancos desde o Descobrimento agora vivem uma nova e muito perigosa situação com o coronavírus.
O apelo de Salgado, com belas imagens dos índios, é endereçado ao Presidente da República e líderes no Congresso e pede uma força tarefa para expulsar os invasores das terras indígenas.
Bolsonaro vai subestimar. O apelo deveria ser estendido ao vice Hamilton Mourão que está tratando mais diretamente da Amazônia.
O prefeito de Manaus, Artur Virgilio Neto, fez um apelo à adolescente sueca Greta Thunberg para que ajude a Amazônia. Nesse caso, estava falando do coronavírus em Manaus. A cidade já registra quase seis mil casos e 450 mortes.
Mas isso são números oficiais. Está morrendo muito gente. Falou-se em importar caixões. Enterros são feitos à noite.
Essa alta incidência da Covid 19 no Amazonas precisa ser estudada. Sem dúvida, o aeroporto de Manaus é um hub por onde chegam e passam muitos estrangeiros.
Estamos ainda no auge da pandemia. Nas metrópoles ela cresce para as regiões periféricas onde, proporcionalmente, mata mais.
Em Brasília, Bolsonaro participou de outra manifestação, contra o Congresso, STF e quarentena. Fez ameaças e disse que espera não ter problemas com o STF essa semana.
Bolsonaro está cada vez mais tenso. Investir contra o STF e o Congresso pode não ser uma boa tática. O Moro não faria um depoimento de nove horas se tivesse apenas abobrinhas para relatar.
Semana difícil nos espera. No fundo, o mesmo enredo: Bolsonaro em choque com outros poderes e o coronavírus avançando.
Minha total solidariedade aos jornalistas agredidos em Brasília, aos colegas do Estado de São Paulo, ao amigo Orlando Brito, um homem pacífico que teve seus óculos esmagados. É preciso filmar os agressores e denunciá-los na justiça. São corajosos em bando, mas vão responder individualmente.
Fonte: Blog do Gabeira

Fernando Gabeira

Jornalista e escritor. Escreve atualmente para O Globo e para o Estadão.

Jornalista e escritor. Escreve atualmente para O Globo e para o Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *