Dois temas dominam o dia, pelo menos até agora. Um deles é na área ambiental. O Ministro Ricardo Salles passou de novo sua boiada, derrubando as medidas de proteção aos manguezais e restingas e retirando a necessidade de licenciamento para processos de irrigação.
Isso é muito bom para a especulação imobiliária. Todas essas medidas derrubadas estavam amparadas em argumentos técnicos, seriamente elaborados.
Salles primeiro esvaziou o Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente, e, em seguida, aprovou essas medidas extremamente perigosas para o equilíbrio ambiental.
O que fazer? Cabe uma reflexão entre os partidos políticos e sobretudo uma tentativa de provocar o Ministério Público para dificultar esses passos.
Ainda que não consiga vitória a curto prazo, a simples discussão na justiça atenua, momentaneamente, a voracidade do capital imobiliário.
Um outro tema do dia é o debate sobre a chamada Renda Cidadã.O governo não chegou a anunciar o quanto seria essa renda. Mas decidiu que vai instituí-la e anuncia que vai tirar dinheiro dos precatórios e do Fundeb.
Será fácil? O Congresso acaba de aprovar o Fundeb, protegendo-o das investidas do governo no sentido de desviar a verba da educação para projeto sociais, alguns como a Renda Cidadã necessárias mas com forte viés eleitoral.
A semana começou com tudo isso e dias bonitos mas a promessa de uma onda de calor. Em São Paulo, o termômetro ontem registrou 34 graus. É possivel que nos próximos dias o calor continue. Lamento pelo Pantanal, as rodovias estão sendo atingidas pelas chamas e é um perigo até se deslocar por elas.
Há previsões de chuva para o trimestre, mas isto quer dizer chuva para os próximos 90 dias. Quando começará de vez?
Fonte: Blog do Gabeira