6 de maio de 2024
Editorial

O “Lulapalooza” Brasil

O lixo da posse… o lixo que ficou da posse… excluindo o que ficou no governo, é claro…

Os apoiadores do petista deixaram o lixo no chão, depois da posse | Foto: DivulgaçãoRevista Oeste

Confinaram 40mil pessoas – que foram assistir aos shows gratuitos, não à posse – num cercadinho para que nas imagens parecesse que tinha uma multidão muito maior. Deu ruim. Nada comparado ao que houve na posse de Bolsonaro onde não havia cercadinho e o público pôde ficar à vontade e o espaço era pouco e sem shows.

Não houve limitação e nem show, somente a cerimônia de posse – Imagem: Google Imagens – El PaisSilvia Izquierdo AP

O show “Lula Pallooza” organizado pela “apaixonada” Janja. Dizem que o apelido “Janja” é porque Lula não consegue falar “Rosângela”? Quem acredita neste amor? Ela com 56, apaixonada por ele com 77… haja Viagra!!!

Aliás, o que foi aquela roupa dela na posse? Inspirada nas “Paquitas”, certamente… rs

O show foi nominado como “Festival do Futuro”… que futuro? O que nos espera? Será triste, mas torço para que não, afinal nós seremos os maiores prejudicados.

Foi um sucesso! Não a cerimônia, mas os shows, obviamente. Todos queriam ver os artistas – estes, obviamente, sedentos para a volta da Lei “Roubanet” – a irem, graciosamente, a Brasília participar da festança.

Afinal a volta desta lei – não nos termos definidos, mas nos interpretados – permitirá que ninguém mais precise correr atrás de patrocínio. O próprio patrocínio é que irá atrás dos artistas, e, óbvia e somente, dos consagrados, não dos novos talentos onde deveria agir esta lei… e o nosso dinheiro pagará os shows destes “superstars” como já fez antes.

À frente do palco, uma multidão… assistindo à posse ou aos shows? O número predeterminado e confinado para ficar bem na foto.

A esmagadora maioria de vermelho. Nenhum verde-amarelo. Nenhuma bandeira do Brasil… Curioso, não? Simples. Para eles não se pode usar a bandeira e o verde-amarelo sem relembrar o governo Bolsonaro, por isso a aversão a nossos símbolos pátrios: bandeira e cores. Lula poderia ter ao menos usado a mesma gravata azul-amarelo que usou no depoimento a Moro. Pelo menos tinham uma parte das cores do Brasil…

A festa da posse teve uma catadora entregando a faixa a Lula. Só que a catadora viaja, de vez em quando para a Europa, passeando na Fontana di Trevi, conforme mostram as fotos de seu Instagram… ela é, atualmente, presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (Centcoope-DF) e, obviamente, tem salário… Vejam o link de seu Instagram (reels):

https://www.instagram.com/reel/Ckjk-7nD9DQ/?igshid=NDdhMjNiZDg%3D

Por que não dizer que a faixa seria recebida da “Presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF”? Era simples, mas o populismo preferiu dizer que ele estava recebendo a faixa de uma “catadora”… ela ainda cata?

Os discursos de posse no Congresso e no Parlatório foram discursos de campanha, não de um presidente. Nada de projetos, só promessas, como de hábito. O choro marcado no discurso, foi um treino especial. Precisava emocionar o público, logo o choro era previsto e foi logo contido, pois era uma farsa!

Assim começa o novo governo.

De cara já uma desautorização de Lula sobre o seu Ministro da Fazenda, no que concerne à isenção fiscal de PIS/COFINS e CIDE (impostos federais) no preço dos combustíveis. Haddad – que pensou ser o todo-poderoso, o novo “Posto Ipiranga” – havia dito que esta isenção acabaria no primeiro dia do novo governo, mas qual, Lula, populista como sempre, prorrogou a MP, para manter a cara popular de seu governo.

Haddad tinha passado ao mercado a impressão de que a isenção de impostos dos combustíveis iria acabar, mas Lula pouco ligou para o “mercado”, esta figura, que segundo ele, é “… muito sensível”. Por que será? Investimentos em um país em que a economia está balançando?

Lula pouco ligou para o que Haddad e o que sua equipe queriam e viram durante toda a transição. Fez o que era popularmente eficaz: assinou uma MP prorrogando a isenção, desautorizando assim seu Ministro da Fazenda logo no primeiro embate.

Desgoverno a mil. Revogaço, mais ameaças do que resultados. Carlos Lupi, Marinho e Rui Costa divergindo em público sobre legislação trabalhista, FGTS, Previdência, Imposto Sindical e coisa e tal. Segundo Lupi a Previdência não tem déficit… quem dera…

Lula fazendo propaganda da Montblanc pra sacanear a BIC de Bolsonaro e homenagear “o povo do Piauí” – e mentindo sobre a história da caneta que diz ter ganho de presente em 1989 (se ganhou, era falsa), o que obrigou a Montblanc a declarar que aquele modelo só começou a ser fabricado em 1992.

Ah! Ia me esquecendo de Flávio Dino ameaçando a antidemocracia com a polícia de “outros países”? E de fazer as pessoas cumprirem as leis do Brasil até fora do Brasil? Um piada, não é?

Uma outra curiosidade: a estrutura organizacional do executivo não precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional? Lembram do início do governo Bolsonaro? Ele teve que esperar o Congresso mudar a estrutura organizacional para nomear os ministros. Como Lula está empossando, oficialmente, ministros em ministérios inexistentes na estrutura anterior? O STF vai permitir isso? Antes interferiu até na nomeação do Diretor da PF e em otras cositas más…

Enfim, a remota esperança que tenho é na renovação do Congresso, com a remoção de Pachequinho da presidência e de Lira na Câmara. Se isso não acontecer, acho que vamos curtir uns bons 4 ou 8 anos de lulopetismo raiz.

Lula preso. Lula solto e, de novo, Presidente do Brasil, graças ao STF / TSE, devidamente manipulados. Cabral solto após estar respondendo a processos que o levariam a 436 anos de prisão. Era o “último dos moicanos” que estava preso. Prisão preventiva por 6 anos? Nossa justiça precisa melhorar muito. Ninguém pode ficar 6 anos preso esperando julgamento. Ninguém!!!

Aumentos dos salários do STF, do PR, do vice, do presidente da Câmara e do Senado, dos Deputados e Senadores. Isto é uma nação? Qual a perspectiva para sairmos do buraco em que acabamos de entrar? Isso gera o efeito cascata em todos os poderes.

Quem vê a composição atual do novo governo não se surpreende. Como previsto, os petistas derrotados e desempregados terão uma vaguinha no novo governo, até o “Frouxo” conseguiu uma vaguinha na Embratur… ele fez turismo? Conhece algo de turismo além de suas viagens pelo mundo? Não, mas perdeu a eleição e ficaria desempregado, assim, rapidamente, Lula conseguiu uma vaguinha para encaixá-lo.

Tudo certo mais ou menos. Ele como presidente da CPI das milícias no RJ, será subordinado à Daniela do Waguinho. Sim, a Daniela esposa de Waguinho, o ex-prefeito de Belford Roxo, condenado – não suspeito, mas condenado – por envolvimento com a milícia.

Vamos curtir 4 anos de sofrimento, pelo menos…

Valter Bernat

Advogado, analista de TI e editor do site.

Advogado, analista de TI e editor do site.

2 Comentários

  • Rute+Abreu+de+Oliveira+Silveira 7 de janeiro de 2023

    Surreal, meu amigo Valter.
    Um circo de horrores do começo ao fim.
    Fim???
    Que fim?
    O fim do povo brasileiro, que trabalha, paga impostos, quer progredir honestamente? Certamente que sim, enquanto essa “cupinchada” que foi alçada ao poder pelo STF/ STE, se delicia com os poderes que agora tem.
    Até quando é a pergunta, pois o povo acordou e não está nada satisfeito com o rumo que as coisas estão tomando.
    Quem viver verá.
    Rute Siveira

    • Administrador 7 de janeiro de 2023

      Infelizmente, amiga… esta é a nossa realidade. E se a democracia é isso, temos que aceitar e tentar de novo nas próximas eleições… nada o que fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *