26 de abril de 2024
Veículos

Uma voltinha no Camaro SS 2017 conversível de R$ 338 mil

Henrique Koifman e o Chevrolet Camaro SS conversível 2017

O ano de 2016 já estava dobrando o horizonte quando o assessor da Chevrolet aqui no Rio ligou oferecendo o carro. Um mini test-drive, pouco menos de uma hora, saindo do Recreio, para conhecer o novo Camaro SS conversível. Modelo 2017, que deve chegar às lojas até abril próximo por polpudos R$ 338 mil – nos EUA, ele já está disponível pelo equivalente a R$ 156 mil ao câmbio de 3/1/2017. Foram uns 75 minutos (atrasamos um pouco a volta, que vergonha…) com o carro, que renderam as imagens e comentários do vídeo da TV Rebimboca abaixo e, também, as fotos deste post.

Sexta geração de um clássico
Visualmente, o Camaro 2017 nem parece ser assim tão diferente da geração anterior. Lançada em 2009, a chamada quinta geração marcou a ressurreição do modelo. Isso porque, nascido em 1967 (desenho abaixo), o esportivo deixara de ser produzido em 2002, derrubado por poucas vendas. Procurando retomar o espírito inicial, essa quinta geração teve como receituário o básico dos chamados poney cars, categoria surgida com o Mustang, em 1964 e que embalava carros pequenos com grandes motores. Além do veoitão e sua grande cavalaria sob o capô, a releitura incluía traços mais retos e marcantes e uma série de referências ao passado, temperados com boa dose do que a modernidade tinha de melhor a oferecer em termos de segurança, controle e conforto. Fez um tremendo sucesso. Só aqui no Brasil, desde que chegou às lojas, em 2010, nada menos que 5 mil caros exemplares foram emplacados. Tanto que obrigou até seu principal rival a se mexer.

Camaro SS 1967Camaro SS 1967 | internet divulgação

E foi justamente estimulada pela nova e ótima geração do Ford Mustang, lançada em 2015, que a Chevrolet resolveu investir na evolução do Camaro. Mais de oitenta quilos mais leve, uns tantos centímetros mais curto e mais baixo, o carro ganhou também uma série de melhorias eletrônicas de segurança e dirigibilidade – como a ação vetorial da força sobre as rodas traseiras, que garante a distribuição correta da tração em curvas –; conforto – antes um tanto despojado, o carango agora não faz feio diante de seus rivais europeus em quesitos como recursos multimídia e de conectividade, som, acabamento e engenhosos trecos digitais em seu painel – e até, imaginem só, economia – quatro dos oito cilindros do bicho hibernam quando o pé direito do motorista fica preguiçoso, bebendo assim menos gasolina.

Camaro SS 2017 conversível – motor

Tradição e modernidade
Se o motor (acima) ainda traz uma base de engenharia tradicional, com seus 6,2 litros (o tanque de combustível com capacidade para 75 litros é um sinal gritante de que a economia não é o forte do bicho), o novo (e ótimo) câmbio automático de 8 velocidades, que podem ser alternadas manualmente por borboletas no volante, é o que há de mais moderno para esse tipo de uso. O mecanismo de abertura e fechamento da capota retrátil também é, como diria meu avô, prafentex e faz essas operações de mutação em poucos segundos, inclusive com o carro em movimento a até 50 km/h, e sem ruídos ou hesitações.

Camaro SS conversível 2017

O camaro e eu
Sobre o desempenho, ou pelo menos sobre o pouco dele que pude avaliar, falo bastante no vídeo. Tinha tido a oportunidade de guiar, até hoje, três Camaros. O primeiro, por poucos instantes, foi um 1975, que apenas manobrei em um pátio e, confesso, achei mais parecido com uma banheira de

Camaro SS 1974 | internet – divulgação

ninar que com um automóvel. O segundo foi um 2013, primeiramente na pista de testes do Oficina Motor, em Piracicaba, onde me proporcionou momentos extremamente divertidos; e, depois, em uma viagem de uns 200 km pelas ótimas estradas paulistas, durante a qual foi ótimo companheiro. O terceiro foi um 2015 conversível, na Califórnia. Anoitecia, fazia uns 10 graus, o céu estava estrelado, teto aberto, aquecimento ligado, jazz tocando no excepcional sistema de som… Tive vontade de me mudar e passar a morar lá, não exatamente na Califórnia, mas dentro daquele carro e daquele momento.

Camaro SS 2017 conversível

Este quarto é seguramente o mais bem construído, confortável, fácil de dirigir e, se não o mais bonito (ainda sou doido pelo de 1970 com sua grade em bico), certamente um dos mais belos. Com tantos recursos, ele permite ser dirigido tanto com espírito guerreiro quanto com alma zen. Chama uma atenção miserável – e nem precisaria ser amarelo para isso. E é um dos últimos esportivos com motor V8 aspirado, sem turbo, complementos elétricos ou sei lá mais o quê para atrapalhar a fruição do que isso significa. Não é prático (o porta-malas é uma piada, o banco de trás é incômodo até para bebês…), nem econômico e, claro, nada racional. Nem é hipócrita tentando tingir algum badulaque com termos ecologicamente ou sustentavelmente corretos. Se eu pudesse ter dado mais do que uma reles acelerada mais forte (de 0 a 85 km/h), provavelmente teria me apaixonado por ele. Como não pude fazer isso, vou tentar, quem sabe, marcar uma nova saidinha para conhecê-lo melhor.

A evolução do Camaro | internet – divulgação

O Camaro SS conversível 2017 em resumo
Foi lançado em 1967 e não foi produzido entre 2002 e 2009;
Seu motor é um V8 aspirado de 6.200 cc que gera 461 cv de potência e quase 63 kgfm de torque
Ele acelera 0 a 100 km/h em 4,2 segundos
Sua velocidade máxima, segundo a fábrica, é de 250 km/h limitados eletronicamente
O câmbio automático tem 8 marchas que podem ser selecionadas manualmente
Entre as novidades do modelo 2017 está a chamada vetorização de torque, que dosa a força
recebida por cada uma das rodas traseiras em curvas, melhorando a estabilidade
Há um sistema que amplifica eletronicamente o som do motor para os passageiros dentro do carro
O Camaro SS conversível 2017 deve chegar às lojas até o final do primeiro trimestre de 2017
Ele vai custar a partir de R$ 338 mil (nos EUA ele custa US$ 48 mil)
Fonte: Rebimboca Online

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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