Depois de muitas idas e vindas, parece que, desta vez, os carros híbridos e elétricos estão chegando e devem dominar o mercado dentro dos próximos 10 anos. Não tanto no Brasil (embora já existam aqui modelos à venda e até frota para aluguel no Recife), pelo menos por enquanto, mas na Europa, na China e ma Califórnia (aquele enclave ecologicamente engajado dentro dos EUA), por exemplo, a frota dos veículos limpinhos e silenciosos cresce a cada dia e num ritmo cada vez maior. Mas se esse tipo de carango soa como novidade deste final de segunda década do século, há um lugar em que, já entre 1971 e 1972, os modelos elétricos compunham 100% da frota circulante: a Lua.
Criado em pouco mais de um ano e meio por um grupo de engenheiros da NASA, o jipe lunar – ou Lunar Roving Vehicle, como é conhecido no país de origem – chegou pela primeira vez ao nosso satélite natural a bordo da Apolo XV. Leve (210kg aqui na Terra, 36kg na baixa gravidade da Lua) e rápido de montar – ficava pronto em apenas 20 minutos -, o carrinho era movido por motores elétricos, atingia cerca de 13 km/h de velocidade e tinha uma autonomia de pouco menos de 100 km. Apesar dos números aparentemente modestos, no vídeo acima, parece ser até divertido de dirigir – especialmente na Lua, claro. A direção era feita por uma alavanquinha, como um joystick.
Jipe Lunar – Diagrama
Jipe Lunar – pneus
Além da propulsão elétrica, o jipinho tinha outras modernidades que só chegariam aos carros terrestres nossos de cada dia 40 anos depois, como câmeras monitorando o caminho e computador de bordo – capaz de orientar os astronautas em relação à posição do módulo Lunar. Se perder na superfície da Lua não seria, mesmo, uma boa opção. Além disso, em vez de pneus de borracha, muito pesados para levar na viagem, ele era equipado com um interessante jogo de rodas construídas com uma malha de titânio e plaquinhas para ajudar na tração.
Ao longo de três missões – Apolos XV, XVI e XVII – três unidades do LRV foram utilizadas, cada uma delas rodando entre 26 e 35km totais em suas missões de exploração. Foi graças a esses carrinhos que boa parte das amostras minerais trazidas do quintal de São Jorge puderam ser recolhidas.
Mas por que, afinal de contas, estou falando desses jipinhos justo agora? Bom, o principal motivo de ter me lembrado deles foi justamente o santo – seu dia foi comemorado na última segunda, 23/4 -, de cuja mitologia fazem parte embates lunares com um dragão. Se não há sinal real de dragão na Lua, os três off-roads elétricos ainda devem, estar por lá – salvo se alguma quadrilha alienígena de puxadores de carro pintou no pedaço.
Jipe Lunar em ação – Apolo XV
Fiquei aqui pensando quanto valeriam, hoje, no mercado de colecionadores esses LRVs. Apenas quatro deles foram fabricados, e três deles estão na Lua – o quarto, que seria usado na missão Apolo XVIII, cancelada, ficou no acervo da NASA. Se uma Ferrari 250 GTO 1962 (somente 39 foram produzidas) sai por mais de US$ 50 milhões, periga uma empresa chinesa resgatá-los para, depois, leiloá-los no e-bay e, assim, lucrar com a viagem. A corrida espacial pode ganhar um outro sentido.
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.