Uma boa notícia vem de Londres: a Astrazeneca conseguiu produzir um remédio para quem pega Covid19. Ele pode ser tomado até o oitavo dia da infecção e é destinado a deter o avanço da doença. Deve estar no mercado em abril. No momento, é chamado de AZD7442, talvez apareça com algum nome diferente.
Isto é bom, um remédio que impeça o Covid19 de se tornar grave ou mesmo de matar a pessoa. É mais uma nova arma no arsenal humano, ao lado, é claro, das vacinas que já estão sendo aplicadas em muitos países do mundo.
Bolsonaro disse hoje que não dá bola para o fato de outros países terem saído na frente. Continua relutante em aceitar a vacina porque, segundo ele, as empresas produtores não se responsabilizam pelos efeitos colaterais.
Até hoje os efeitos colaterais foram resolvidos nas primeiras 24 horas. Nesse mesmo período, morre muita gente no Brasil.
No fundo, Bolsonaro é antivacina. Navega em várias teses falsas, inclusive a de imunização por rebanho, através de uma espécie liberou geral.
Outra fantasia de Bolsonaro é supor que está imunizado porque já contraiu o Covid-19. As pesquisas estão dizendo o contrário: a imunização, sobretudo em casos leves, pode demorar muito pouco tempo.
Como é que vamos sair dessa? Precisamos da vacinação já e o responsável pelo processo de vacinação, em escala nacional, é reticente.
Naturalmente será preciso fazer pressão. Mas isso basta? Não seria interessante discutir alguma tática alternativa? Obter do Supremo, por exemplo, o direito de importar vacinas, ou mesmo de recebê-las de outro pais? Se o Canadá ou a Nova Zelândia, por exemplo, quiserem dar seus excedentes para uma ONG no Brasil, isso seria possível?
Enquanto Bolsonaro estiver sentado em cima e o próprio Pozuello que tem um peso respeitável também estiver sentado não começaremos a resolver o problema.
E 2021 depende disso: vacinas sendo aplicadas velozmente e também uma queda rápida do número de casos de Covid19.
Isso seria bom até para o Bolsonaro. Mas vai dizer isso para ele: é obtuso demais para aceitar.
O sol voltou a brilhar no sábado. Não estava previsto pelo Serviço de Metereologia que espera chuva para amanhã. Tomara que falhe de novo.
Fonte: Blog do Gabeira