Não sou fã de coisa alguma mas, na ocasião compartilhei a postagem com amigos por revelar aspectos interessantes da cultura argentina.
No inicio do artigo fica-se sabendo que: “Palermo, charmoso bairro de Buenos Aires, tem a peculiaridade de ser um local no qual Sigmund Freud se faz presente no imaginário das pessoas.
Segundo a jornalista Délis Ortiz, “a Praça Güemes vive uma eterna crise de identidade: nasceu general Guemes; foi batizada como Santa Guadalupe; mas é conhecida como Praça Freud.
É o que o pai da psicanálise chamaria de conflito entre repressão, religião e paixão”.
Este local é considerado hoje uma das maiores concentrações de consultórios de psiquiatria, psicologia e psicanálise de Buenos Aires.
Ao redor da praça já existiu restaurante Freud, café Sigi, de Sigmund Freud, e até mesmo, há algum tempo, tentaram trocar o nome da rua Medrano por rua Freud.
Ainda que pareça hipotetica, a relação entre tango, alma portenha e a psicanalise.converge para uma cultura admirável que,ainda que não analise a crise argentina,tem um viés politico que traz à tona aspectos da vida nacional.
A radical,enérgica e inflexível decisão do atual governo argentino de impor a mais longa quarentena do mundo, manter seus acordos com os sindicatos e não ceder à negociações salariais patrões/empregados pode não resultar em sucesso no combate à pandemia,mas,sem dúvida, abriu as torneiras de mais uma crise econômica que adiciona sofrimento íntimo ao cidadão argentino diante de uma realidade mais ‘complexa’ que – dia dia- exige mais sacrifícios aos sobreviventes ou daqueles que conseguirão ultrapassar as dificuldades conjunturais da Covid 19.
Certamente não resultará em um belo tango!
Artista visual. Participou da exposição Opinião 65 MAM/RJ. Propostas 66 São Paulo, sala especial “Em Busca da Essência” Bienal de São Paulo e diversas exposições individuais no Brasil e no exterior. Foi diretor dos Museus da FUNARJ, Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, diretor do Instituto Nacional de Artes Plásticas /FUNARTE e outras atividades de gestão pública em política cultural.