25 de maio de 2024
Erika Bento

A alguém que se foi


Sei que é difícil e poucas palavras podem consolar quando perdemos alguém querido. Não há conforto para o luto. A dor da ausência é constante e reforçada em datas comemorativas. A ferida se abre novamente e revivemos o momento da despedida em uma tortura constante. “E se tivesse sido diferente”, “e se eu pudesse ter evitado”… perguntas que não cansamos de nos fazer, mesmo sabendo ser em vão.
Dizem que o tempo cura tudo, mas nem mesmo ele nos faz sentir menos. Não há uma cura definitiva para o luto, aquela escuridão para onde vamos nos dissolver em lágrimas quando a lembrança do sorriso perdido ou do abraço não mais sentido parece distante.
É assustador quando recorremos à memória e não encontramos facilmente o som da voz antes tão familiar ou da risada aberta diante de uma travessura infantil. Somente a certeza de que o tempo vivido ao lado do ente querido foi intenso e verdadeiro e de que lhe demos o nosso melhor é que nos conforta diante de uma perda avassaladora.
Quando derrubo uma lágrima de saudade, penso no quanto ele desaprovaria me ver assim e lhe dou um sorriso triste, mas de resignação. Abro meu coração machucado e deixo que o amor incondicional dele me aqueça, deixo entrar a luz dos seus olhos em mim e ali permaneço, agarrada a ele por mais alguns minutos antes de retornar à vida, à celebração dos momentos que tivemos juntos.
Chorar a morte de alguém é necessário, é sofrido, mas não faz jus à sua essência. Não importa o que o tenha levado para longe. Na alma de quem se foi só há um sentimento por você: o amor. E é este amor que temos que nos ater para homenagear a sua existência, não a sua ausência.
A melhor maneira de mostrar que a sua passagem pelas nossas vidas valeu à pena é viver como ele viveu: na mais pura alegria. Qualquer coisa menor do que isso seria injusto. Os laços mais fortes são os que mais doem quando são rompidos, mas eu ainda acredito que um dia estaremos todos juntos novamente. Ainda acredito que, se você prestar bem atenção, conseguirá ouvi-lo dentro de você sempre que precisar pois a parte dele em você nunca se foi e nunca se perderá.

Admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *