7 de julho de 2022
Vinhos

Calábria, DOC Cirò, Gaglioppo

Volta e meia acontecem pequenas coisas no dia a dia que me trazem à memória ótimas recordações. Abri a caixinha de vinhos que recebo mensalmente e descubro que uma das garrafas é um Cirò DOC, pouco conhecida denominação de origem da Calábria.

cir-1-min

Num encontro recente degustamos alguns ótimos vinhos brancos e tintos, culminando com um dos melhores Pinot Noir norte-americanos, o emblemático Belle Gloss. Só que a turma ainda não estava satisfeita.
Já se havia esgotado a sequência original, apelidada de “off Borgonha”, e não havia nada mais que pudesse ser servido. A saída seria partir para um vinho bem diferente, que fugisse completamente do padrão experimentado. Abrimos um classudo Cirò que acabou sendo a grande surpresa da noite, principalmente por não ser algo previsto ou programado.
Elaborado a partir da casta Gaglioppo (o “g” é mudo), tida por muitos especialistas como a mais antiga vinífera ainda em produção, sua origem, até bem pouco tempo, era bem controversa. Considerava-se que era uma casta de origem grega que fora levada para a Itália. Há uma lenda que afirma que os vencedores das modalidades olímpicas eram convidados a celebrar com uma taça do vinho Krimisa, do qual o Cirò seria um descendente.

cir-2-min

Estudos mais recentes, com a confirmação de DNA e outras bossas, demonstraram que a Gaglioppo resultou da polinização cruzada entre a Sangiovese e a Mantonico di Bianco. Portanto uma uva genuinamente italiana, com uma origem muito semelhante à da Cabernet Sauvignon: uma uva tinta e outra branca.
Não é uma uva fácil de cultivar e vinificar, sendo tão temperamental quanto a grande uva do Piemonte, a Nebbiolo, o que lhe valeu o apelido de “Nebbiolo do Sul”. Por amadurecer tardiamente, apresenta altos teores de açúcar o que produziria vinhos muito alcoólicos. Sua colheita é feita mais cedo, permitindo que durante os processos de vinificação se tenha maior controle.
Esta casta prefere climas mais frios e os melhores vinhedos estão nas regiões mais elevadas. Os vinhos ficam mais suaves, florais e com boa acidez contribuindo para o equilíbrio final. Os vinhedos de planície produzem vinhos mais tânicos que exigem um longo tempo de maturação para serem domados.
Na gastronomia é considerado um vinho muito versátil, com harmonizações que vão desde as típicas comidas com carne de porco e seus embutidos, peixes e frutos do mar, vegetais e massas. Sua textura suave, acidez marcante e taninos comportados, tudo sublinhado por uma sutil doçura, o fazem um vinho perfeito para qualquer momento. Uma das coisas mais deliciosas que se pode fazer com um Cirò é bebê-lo bem gelado no verão.
Os principais produtores desta quase obscura joia são Librandi e Ippolitio. Cada produtor tem seu estilo. Normalmente encontramos algumas variações como Ciró Rosso, Rosado, além de um Reserva, geralmente produzidos a partir de um único vinhedo.
Existe um Cirò Bianco que é obtido a partir das castas Greco Bianco e Trebbiano Toscano (max. 10%).
Saúde e bons vinhos!
Vinho da Semana: este não pode deixar passar.
vinho-minCiró Rosso Liber Pater – $$
Aromas de frutos vermelhos, violetas e especiarias. Boa estrutura e grande personalidade. Taninos macios, em perfeito equilíbrio
Harmonizações: cabrito ensopado com molho de tomate, carne de porco cozida com tomate e pimenta, bouillabaisse, atum calabrês cozido em molho agridoce, risoto com carne e embutidos, massa com molho de tomate e Carne.
Compre aqui: http://www.vinhosite.com.br/vinho-italiano-tinto-ciro-rosso-liber-pater-gaglioppo/p
Ofertas Black Friday: http://www.vinhosite.com.br/black-friday-vinhos
Foto: Fabio Ingrosso (Flickr: Grappolo d’uva Gaglioppo in Calabria) [CC-BY-2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
 
legenda
 
 
 

clubenov16

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.