Você já tinha ouvido falar em “obsolescência planificada”? Se já, você deve ser da “velha guarda” ou um estudioso de “tendências”, mas aqui vai uma explicação rápida: quando alguma coisa é fabricada, é determinado também o temo de durabilidade que ela deve ter.
Assim como um iogurte tem a validade estampada no copinho e, claramente, não é um “bem durável”; já um Plano de Saúde tem um contrato que você assina e lá tem o tempo que ele deve “funcionar para você”.
Então vamos aos “bens duráveis”: um micro-ondas, por exemplo, ou uma geladeira, você compra e não imagina que vai descartá-los ao final de um ano da garantia, mas que deverão funcionar por, no mínimo, dez anos – melhor nem mencionar os antigos!
Para regulamentar esse tipo de relacionamento, existe o CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
E aqui começa a minha saga: comprei no hipermercado CARREFOUR (apenas a título informativo, o local onde você compra esse “bem de consumo” responde SOLIDARIAMENTE por ele, juntamente com o fabricante) um micro-ondas da marca MIDEA.
Aí as pessoas vão me perguntar: “Mas por que você não comprou um de uma marca bem conhecida, ou ainda um japonês?” E eu direi que fiz um julgamento totalmente errado: essa marca pertence a uma multinacional com quase 80 anos de existência, é nova no mercado de eletrodomésticos, minha faxineira tem um há quase 6 anos e, para eles se estabelecerem no mercado e “fazerem seu nome”, deverão ser ótimos!..
Ledo engano! A garantia dele venceria dia 25 deste mês, porém pifou antes; fez esse favor no sábado à noite, véspera do Dia das Mães!
Agora estou as voltas com como fazer para consertá-lo – ele tem garantia estendida também o que é uma burrice absoluta, nos dias de hoje – ninguém precisa de uma, dado que a garantia estendida passa pelos mesmos trâmites burocráticos da garantia normal. e, pasmem! O hipermercado não só não atende o seu telefone de SAC, como ainda repassa um número que, quando você disca, dá a mensagem: ”Este número foi desativado!”, ou seja, se você tiver algum problema com algum produto deles… azar seu, vire-se!!
Liguei para o SAC da MIDEA que, para começar, me deixou pendurada esperando alguém para atender por 22 minutos – ouvindo uma musiquinha asquerosa! Depois disso, uma moça super gentil me atendeu e me disse que não existe um serviço de garantia DE MICROONDAS perto da minha casa – o serviço mais próximo fica a 80 km – portanto, mais longe do que ir para a praia no final de semana, por exemplo!
A sugestão: pegar o meu forno de micro-ondas e levar no correio! (trata-se de um micro-ondas bem grande e não exatamente levinho) …
Expliquei para ela que eu e meu marido somos idosos, que não temos carro, que fazemos uso do Uber para ir mais longe, então precisamos de um técnico que venha aqui…
Para encurtar a história: tenho que esperar 48 horas por um telefonema para saber SE vai ter ou não alguém que venha até aqui.
Nem preciso dizer que hoje ninguém imagina a própria vida sem o uso de um micro-ondas e este estragou ANTES de FAZER UM ANO…
Conselho #1: FUJAM DA MIDEA!!!
Nem sequer tem um nome muito conhecido na praça e se dá ao luxo de (des)atender assim?
Conselho #2: cuidado com o que comprarem no CARREFOUR!!!
Eles querem que você se ferre se por um acaso for alguma coisa que tenha garantia: já está pago mesmo!!!
Tradutora do inglês, do francês (juramentada), do italiano e do espanhol. Pelas origens, deveria ser também do russo e do alemão. Sou conciliadora no fórum de Pinheiros há mais de 12 anos e ajudo as pessoas a “falarem a mesma língua”, traduzindo o que querem dizer: estranhamente, depois de se separarem ou brigarem, deixam de falar o mesmo idioma… Adoro essa atividade, que me transformou em uma pessoa muito melhor! Curto muito escrever: acho que isso é herança familiar… De resto, para mim, as pessoas sempre valem a pena – só não tenho a menor contemplação com a burrice!