As principais notícias desta manhã de quinta-feira (21/8)
Gabinete do tarifaço. PF: Bolsonaro enviou mais de 300 mensagens e vídeos para driblar STF. Segundo os investigadores, ex-presidente compartilhou conteúdos da manifestação de 3 de agosto e vídeos relacionados às sanções da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, praticando a “difusão em alto volume, por multicanais, de forma rápida, contínua, utilizando pessoas com posição de autoridade perante o público-alvo, para dar uma falsa credibilidade às narrativas propagadas”
Baile sem máscaras. Para investigadores da Polícia Federal a “máscara dos Bolsonaro caiu”: a família segue com o mesmo “modus operandi cínico” da trama golpista. As conversas entre Jair e Eduardo evidenciam a articulação para usar as sanções de Donald Trump como pressão ao STF. Postagens nas redes sociais e discursos foram combinados entre os dois.
Contradição. Eduardo Bolsonaro nega qualquer relação com o tarifaço e, ao mesmo tempo, disse que vive sob a jurisdição americana e está “amparado pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA”, o que assegura “o direito de peticionar demandas ao governo” americano.
Planejamento a longo prazo. A PF indiciou pai e filho por coação no curso do processo e abolição violenta ao Estado Democrático de Direito. Crimes têm penas de até 12 anos de prisão.
O que diz a defesa. Sobre o pedido de asilo a Javier Milei no celular do ex-presidente, a defesa diz que Bolsonaro recebeu sugestão, mas descartou asilo na Argentina ou fuga. Advogados negam descumprimento de medidas e se dizem surpresos com indiciamento. Eles prometem esclarecer relatório da PF dentro do prazo determinado por Moraes, até às 20h34 de sexta-feira.
Resumão. Não se afogue nesse mar de provas. No blog, o texto A PF, um Malafaia e a briga por trás das cortinas do clã, resume tudo para você, com link para o programa Noblat Blá Blá de ontem.
Pesquisa Quaest para presidente. Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turno nas eleições de 2026. Na pesquisa de julho, Lula empatava no 2º turno com Tarcísio e vencia os demais concorrentes. Agora o presidente aumentou a diferença para os outros candidatos: Tarcísio (8 pontos), Ratinho Júnior (10), Bolsonaro (12), Michelle (13), Romeu Zema (14), Eduardo Bolsonaro (15), Eduardo Leite (16) e Ronaldo Caiado (16).
Esses moços estão diferentes. Rejeição ao presidente Lula caiu de 57% em maio para 51% em agosto. Já a rejeição do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, cresceu de 33% para 39% no mesmo período.
BB cede às sanções? Banco do Brasil bloqueia cartão de crédito de Moraes por causa da Lei Magnitsky e oferecido um novo cartão a bandeira Elo, que não tem operações nos Estados Unidos (Valor)
Fonte: Blog do Noblat

Jornalista, atualmente colunista de O Globo e do Estadão.