10 de setembro de 2025
Professor Taciano

Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és

Lula dividiu palco e cumprimentou calorosamente a mulher presa por tráfico na Favela do Moinho

Há 46 anos atrás, minha saudosa avó Honória Medrado, dentre inúmeros ensinamentos que me passou, um se destacava: a célebre frase: “Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”. Na verdade, a minha avó, no alto da sua sabedoria, estava me orientando em como selecionar as minhas amizades e com que eu deveria me relacionar para não ter dores cabeça no futuro.

O ditado popular acima atravessa séculos e continua atualíssimo, principalmente no Brasil político, onde a escolha dos “companheiros de caminhada” revela muito mais do que discursos ensaiados em palanques.

Segundo o portal Metrópoles, o presidente Lula dividiu palco com a mulher apontada como a principal responsável por comandar o tráfico de drogas do PCC na Favela do Moinho e as extorsões a moradores da comunidade, de acordo com o Ministério Público de São Paulo.

Alessandra Moja e Yasmin Moja, mãe e filha, foram alvos de mandado de prisão na Operação Sharpe, deflagrada na manhã de 8/9.

Os promotores do Gaeco afirmam que, após a prisão de Leonardo Moja, o Leo do Moinho, Alessandra, irmã dele, teria ficado responsável pelo abastecimento de entorpecentes na região da Cracolândia.

Em 26 de julho, Lula e seus ministros estiveram na comunidade para anunciar o lançamento de um programa habitacional em parceria com o governo de São Paulo, com o objetivo de realocar os habitantes do bairro. Na ocasião, Alessandra e Yasmin Moja, representando a associação de moradores, foram convidadas a subir no palanque e cumprimentaram Lula.

“Esse dia vai ser histórico para a comunidade do Moinho, que em vez de a gente tomar tapa, bomba, tiro, a gente está recebendo o presidente da República na nossa casa”, afirmou Flávia Silva, porta-voz da comunidade, enquanto segurava a mão de Lula. Em seguida, agradeceu à sua equipe: “Yasmin, Alessandra, Janine. Somos quatro mulheres de orgulho para o Moinho”. Diante da plateia que gritava “mulheres unidas jamais serão vencidas”, Lula cumprimentou calorosamente Alessandra e Yasmin.

Em seu pronunciamento, o presidente aproveitou para celebrar o anúncio do programa habitacional e ainda criticar a associação dos movimentos sociais do Moinho ao crime organizado. “Na cabeça de muita gente da elite brasileira, pobre
e gente que mora em favela é sempre considerado bandido”, disse Lula, em tom de reparação moral.

O programa, em parceria com o Minha Casa, Minha Vida e o Casa Paulista, promete crédito de R$ 250 mil para até 900 famílias adquirirem novas casas. Até aí, palmas para a política pública.

Mas, aparece então o outro lado da história.

O Ministério Público de São Paulo afirma que o PCC teria aparelhado movimentos sociais ligados à Favela do Moinho, inclusive a Associação de Moradores, com o objetivo de proteger o território contra a atuação das forças de segurança. Além do tráfico, Alessandra Moja também estaria envolvida em extorsões a moradores que aceitaram acordos de realocação.

Ironia das ironias

Enquanto o discurso presidencial tentava dissociar pobreza de criminalidade, o palco revelava justamente a simbiose entre poder político e figuras que o próprio Ministério Público acusa de gerir os tentáculos do PCC. O que era para ser uma “festa democrática” se transformou em uma fotografia que fala mais do que mil palavras.

No fim, a máxima popular não falha: quem escolhe andar de mãos dadas com a contravenção, dificilmente terá autoridade moral para ensinar lições de ética.

Professor Taciano Medrado

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa - FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF - Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator - chefe do blog o ProfessorTM

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa - FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF - Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator - chefe do blog o ProfessorTM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *