28 de abril de 2024
Colunistas Lucia Sweet

Com a esquerda tomando o poder, porque “eleição não se vence, se toma”, aumenta a tensão no mundo

A Coreia do Norte disparou às 7h23 (22h23 GMT), na quarta-feira, um novo modelo de míssil balístico de longo alcance, que caiu entre a Península Coreana e o Japão na quinta-feira, às 8h19 da manhã. O Japão chegou a emitir uma ordem de evacuação na ilha de Hokkaido, no extremo norte, com sirenes soando e os moradores instruídos a procurar abrigo. A ordem foi retirada 30 min depois.

A Coreia do Sul e o Japão normalmente não emitem ordens de evacuação para lançamentos norte-coreanos, a menos que determinem que armas foram lançadas na direção de seus territórios.

As tensões vêm crescendo na região. A Coreia do Norte já disparou 27 mísseis este ano, em testes de armas.

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul, normalmente, trocam ligações às 09:00 e 15:00, horário local (00:00 e 06:00 GMT) por meio de uma linha direta militar – esses check-ins diários visam evitar confrontos ao longo da fronteira dos países.

Imagem: Google Imagens – Significados

Na semana passada, a Coreia do Norte não atendeu às ligações feitas duas vezes por dia pela Coreia do Sul, o que preocupou o governo de Seul.

Com os norte-coreanos literalmente não atendendo o telefone, a falta de linhas diretas aumenta o risco de uma escalada não intencional.

Esta é uma semana importante para a Coreia do Norte, que celebra o 11º ano de Kim no poder.

O país costuma marcar esses aniversários com demonstrações de poderio militar.

Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *