28 de abril de 2024
Colunistas Ilmar Penna Marinho

Nenhuma alimentação, sem agricultura

O começo de 2024 foi tumultuoso na França e na Europa.

A “marcha dos agricultores” cercou Paris com tratores, em protesto ao governo de Macron, que só os ajudou, extinguindo uma taxa sobre o diesel de uso agrícola.

A “ira dos agricultores” se voltou contra “a difícil situação econômica”, decorrente da baixa remuneração de seus produtos, da “concorrência desleal”, em especial da Ucrânia, e do “prejudicial” acordo comercial da União Europeia com os países do Mercosul.

A onda de protestos se expandiu por toda a Europa, exigindo uma “ajuda de emergência” e planos de ação do Estado para ativar a competirividade da agricultura europeia.

Na parte dianteira dos tratores, os manifestantes franceses penduraram grandes cartazes: ”NENHUMA ALIMENTAÇAO, SEM AGRICULTURA”.

O Brasil tem uma boa agricultura diversificada para abastecer a demanda interna e da exportação, continuamente se modernizando para suprir a expansao do mercado externo.

Estima-se que o Brasil disponha de cerca de 106 milhões de hectares de área fértil para ser cultivada, uma área maior do que os territórios da França e da Espanha somados.

O agronegócio enfrenta problemas, depois que o ex-atrás-das-grades está de volta ao poder, mergulhando o futuro do pais na escuridão do retrocesso e do déficit público.

Como não perdooa o fiel alinhamento ideológico ao patriota ex-presidente, dificulta o árduo labor do produtor rural para enriquecer a economia nacional e gerar renda e empregos|, não liberando a indenização de R$ 2,5 bilhões do seguro rural.

Em contrapartida, o líder do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é prestigiado. Participou da festiva comitiva oficial da visita à China, após divulgar um vídeo, prometendo “retomar as invasões de terra”, para assentar famílias ilegalmente acampadas.

Cumpriu a promessa com 70 casos de invasões ilegais, em 2023.

Que Deus Proteja os vitoriosos e corajosos agricultores do Brasil no “retorno definitivo do crescimento econômico sustentável e inclusivo do Brasil e da nossa população”, como augura a Carta Aberta do Presidente da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), Alfredo Cotait Neto.

Ilmar Penna Marinho Jr

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *