11 de setembro de 2024
Veículos

De Caravan 1976, 25 mil km Brasil a dentro

A Caravan na Chapada dos Veadeiros | divulgação

É comum dizer que andar em um carro antigo é como “uma verdadeira viagem no tempo”. O cheiro, o visual e outras sensações de bordo costumam, mesmo, transportar lembranças e embarcar a imaginação para longe. Imagine, então, o que seria usar uma dessas máquinas do tempo – no caso, uma charmosa Chevrolet Caravan 1976 – para fazer uma looonga viagem pelo interior do Brasil nos dias de hoje. Em busca da “cultura brasileira de raiz”, a dupla de fotógrafos Otávio Lino e Marcio Sanches percorreu quase 25 mil km de caminhos os mais variados, conhecendo paisagens e histórias incríveis – e, como era de se esperar, passando também por alguns apertos. Além de dormirem incontáveis noites em postos de gasolina, os amigos passaram 28 dias “morando” em uma oficina mecânica no interior do Tocantins, enquanto sua companheira de viagem era consertada.
O objetivo Expedição Raiz, nome do projeto, foi o de registrar 12 lugares únicos, conhecidos ou não pelo ecoturismo nacional.

Viagem pelo Mato Grosso do Sul | divulgação

De volta, a dupla começa a publicar o relato ilustrado da aventura em uma série com 12 reportagens no site www.expedicaoraiz.com.br, (a primeira delas já está no ar) e procuram parcerias para finalizar uma série, também de 12 episódios, para a TV.
A seguir, posto algumas imagens dessa aventura.

A dupla em ItanhanduA dupla em Itanhandu | divulgação

Resumo de bordo (pelos próprios aventureiros)
“Saindo de São Paulo fomos para as cavernas do Vale do Ribeira. Seguimos para o sul e chegamos em Aparados da Serra. De lá começamos a nos afastar de casa para o Pantanal, Chapada dos Veadeiros, Jalapão, até chegamos em Mamirauá, 3 dias rio acima de Manaus.”

Otávio Lino e Marcio Sanches no Pantanal | divulgação

“Depois de descer o rio de volta a Belém, voltamos para estrada pelo Nordeste. Primeiro os Lençóis Maranhenses e então o Cariri Paraibano e Chapada Diamantina.”

A expedição chega ao Caririr | divulgação

“Já quase no fim da expedição conhecemos as montanhas da Serra da Mantiqueira o litoral de Paraty no Saco do Mamanguá. E, em cada lugar, apareciam diante dos olhos belezas únicas.”

A dupla em Itanhandu | divulgação

Para ajudar a bancar a viagem, os dois venderam fotos na rua, chegando a levantar mais de R$3.000 que os ajudaram a terminar sua aventura.

Expedição Raiz no Pantanal
Jamaraqua, uma das paradas da expedição | divulgação
Os fotógrafos Otávio Lino e Marcio Sanches com sua Caravan 1976 no Pantanal

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *