10 de setembro de 2025
Veículos

Citroën lança versões XTR para C3 e Aircross e Dark Edition para o Basalt

Nesta primeira semana de setembro, acompanhei cinco lançamentos de versões de modelos do grupo Stellantis, três deles da marca Citroën e dois da Peugeot, todos para a linha 2026 – é, no mundo automotivo, o ano novo chega mais cedo. Falo um pouco sobre os Citroën aqui neste post e, em breve, trago mais detalhes – e vídeos com os test-drives – deles e dos Peugeot aqui no blog e, também, na TV Rebimboca e no programa Acelera BandNews, ok?

As maiores novidades da Citroën para sua linha MY (do inglês model year, ou modelo ano) 2026 são as novas versões XTR para o compacto C3 e para o SUV Aircross e, também, a nova versão Dark Edition do Basalt (no alto). Por trás das três, uma motivação e um ingrediente em comum: a melhoria no padrão de acabamento e na usabilidade de certos recursos, com base em queixas de clientes. Isso porque, desde passou a integrar o grupo Stellantis, deixando de produzir carros para o chamado segmento premium e se dedicando a modelos mais acessíveis – leia-se, menos caros –, a marca do duplo circunflexo mudou sensivelmente seu padrão de acabamento, especialmente interno. E não foi, claro, para melhor.

Daí que, não somente para essas novas versões, como também para parte das demais das três linhas, a Citroën fez um “upgrade” nesse aspecto, aplicando um pouco de revestimento macio aqui, um acabamento almofadado ali, realojando comandos em locais mais fáceis (e óbvios) de se acessar etc.

Convenhamos, a sensação de qualidade que temos ao entrar em um carro é antes de tudo… uma sensação, mesmo. E o que a provoca pode ser em parte subjetivo. Digo isso porque atualmente praticamente todos os carros de até uns R$ 150 mil (e muitas vezes até mais que isso) são construídos com seus interiores predominantemente compostos por plásticos. Com ou sem diferentes texturas; com mais ou menos bossas em suas combinações de formas e cores; mas sempre plásticos moldados – o que agiliza e barateia a fabricação e a montagem, claro.

A nova versão XTR do Citroën Aircross

A sigla XTR – derivada da palavra extreme, ou extremo, em inglês – não é nova na gama da Citroën. Por volta de 2006, por exemplo, a marca ofereceu aqui uma versão XTR da primeira geração do C3 nacional, que como diferenciais, trazia apenas alguns acabamentos e emblemas de inspiração “aventureira”. Pois a receita para os novos portadores dessas três letrinhas não é muito diferente agora. E inclui logomarca, faixas e fios em cor especial (Light Green, verde claro para os íntimos) e alguns outros itens.

No caso do SUV Aircross, a nova XTR passa a ser a topo de linha, e além das faixas no capô, escudos com as letrinhas e logomarcas escurecidas no exterior, traz rodas de liga leve de 17 polegadas (com belo desenho e também escurecidas) com pneus ATR, de uso misto (ajudam em caminhos de terra), protetor de carroceria, soleiras diferenciadas nas portas dianteiras e, por dentro, um bem-vindo revestimento em material “premium” (palavra do fabricante) em boa parte do painel dianteiro e, também, nos apoia-braços das portas dianteiras, além de pedaleiras esportivas (com acabamento metálico).

Disponível apenas com o (bom) motor T200 da Stellantis, de três cilindros, turbo, que gera até 130 cv de potência e pouco mais de 20 kgfm de torque. Ele é casado com um câmbio CVT automático que simula sete marchas. Esse Aircross só é vendido em versão de sete lugares e nas cores preto Nera, Banco Banquise com teto preto e Cinza Artense com teto preto. E custa agora R$ 129.990 – vulgos R$ 130 mil reais.

Vale informar que a Citroën também oferece outras versões para o Aircross, incluindo a de entrada, “Feel Turbo”, de bem competitivos R$ 94.860, que traz a mesma mecânica, os novos painéis emborrachados, multimídia e ar-condicionado (ainda se vende algum carro sem climatização no Brasil?). E se lhe faltam bons detalhes como a câmera de ré e rodas de liga leve, e ele não conta com 7, mas apenas 5 lugares, em compensação tem entre suas opções de cores uma que foge do preto&branco, a Vermelho Rubi. Segundo o pessoal da Citroën, essa versão tem como foco o público PCD, que tem direito a descontos sobre esse preço. Mas nada impede que seja adquirida por quem a desejar.

No C3, a versão XTR tem motor aspirado e não é a topo de linha

Por motivos mercadológicos, a Citroën escolheu para a nova versão XTR do hacth compacto C3 (acima) uma posição intermediária na tabela. Com isso, ele está sendo lançado por R$ 89 mil (ou R$ 88.990, em reais exatos), preço interessante em relação ao pacote e à caracterização aventureira que oferece. Mas que, por outro lado, coloca sob o seu capô o motor 1.0 aspirado das versões mais simples, acompanhado pelo cambio manual de cinco marchas – e não o mais empolgante T200, que fica restrito à topo de linha nervosinha, a You (de R$ 104 mil).

Aliás, se você quiser saber mais sobre esse outro C3 mais potente, recomendo assistir a este vídeo abaixo, na TV Rebimboca, com o nosso test-drive do modelo:

Ainda assim, o “banho XTR” caiu bastante bem no C3. Até porque seu desenho, inspirado nas formas dos SUVs compactos, por si só, já tem lá a sua inspiração aventureira. Em relação ao C3 Feel, que custa R$ 3 mil a menos, essa nova versão traz boas melhorias, como um painel de instrumentos digital TFT em cores, que inclui (viva) um conta-giros, faróis de neblina, pneus todo terreno, ar condicionado digital e revestimento interno mais caprichado – com a tal cor Light Green nas costuras e a logomarca XTR em alto-relevo no painel acolchoado. Isso, e claro, as faixas no capô, emblemas e rodas escurecidas que caracterizam a versão.

Citroën Basalt Dark Edition vai além do pretinho básico

Fechando a trinca, o outro SUV da família, o Basalt, com seu estilo cupê, que passa a ter como topo de linha a Dark Edition – ou seja, uma edição aparentemente “ilimitada”, que seguindo a tendência do mercado, tem entre suas características o uso de materiais e acabamentos em materiais escurecidos. É, entre os automóveis, o preto é o novo… preto. Mas não tem muito a ver, pelo menos em objetivos, com o consagrado “pretinho básico” da moda de vestir. O motor é também o T200, de 130 cv e 20 kgfm de torque, com o câmbio automático CVT.

Entre as novidades do Basalt Dark Edition, a primeira que me chamou a atenção foi a nova cor Sting Gray, que é acompanhada pelo teto pintado em – adivinhem – preto brilhante. Gosto das linhas do Basalt, que considero originais e algo instigantes e acho que esse tom compôs muito bem com suas formas.

No visual externo, aliás, outros detalhes se destacam. O principal deles é um aerofólio, instalado no alto do vidro traseiro. Pintado em – surpresa! – preto brilhante, ele conta com um filete em vermelho vivo, de lado a lado, que se destaca tanto que pode ser confundido com uma faixa de LED. O mesmo vermelho também é aplicado em um pequeno filete vertical no para-choque dianteiro e nas costuras dos acabamentos de volante, bancos e detalhes do painel – com trecho mais macio.

No mais, tal como nos XTR, ele traz sua logomarca própria em diversos pontos da carroceria, além de soleiras personalizadas nas portas dianteiras e rodas de liga leve de 16 polegadas e acabamento escurecido. O mesmo tom está presente nas logomarcas e capas dos espelhos retrovisores. E também por dentro, no revestimento do teto e tom dos painéis e carpetes. A pedaleira é metalizada, em estilo esportivo.

Além do belo cinza, essa Dark Edition pode ser adquirida em Cinza Grafito (mais escuro) ou Preto Perla Nera e seu preço de lançamento é de R$ 115 mil. Lembrando que a versão de entrada do Basalt, a Feel MT, traz motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas, mas já conta com câmera de ré, multimídia e rodas de liga leve, por quase R$ 94 mil – a versão turbo automática mais barata do Basalt é a Feel Turbo, que sai por R$ 109 mil.

Nos próximos posts, falo sobre as impressões ao dirigir desses três – adiantando que, entre eles, o Basalt é o meu preferido. Confira abaixo dados detalhados (de fábrica) desses modelos.

Citroën Aircross XTR 7 Turbo 200 – R$ 129.990*

Motor Turbo 200 de até 130 cv

Câmbio automático CVT com 7 marchas simuladas e Modo Sport

1 Porta USB tipo A e tomada 12v no painel

1 porta USB tipo C na terceira fileira

2 portas USB tipo C na segunda fileira

3ª fileira com 2 assentos individuais, rebatíveis e removíveis

Adesivo “XTR” no capô

Adesivo Light Green na coluna C

Aerofólio traseiro

Alarme

Apliques inferiores de para-choque dianteiros e traseiros (skid plates) na cor Technical Gray

Apoio de braço da porta com revestimento premium soft touch

Ar condicional digital e automático

Banco do motorista com ajuste de altura

Bancos com revestimento premium e costura Light Green

Bancos traseiros bi-partidos e rebatíveis com ISOFIX e TOP TETHER (fixação para cadeiras de crianças)

Câmera traseira

Capa do retrovisor em preto brilhante

Chave tipo canivete com abertura remota

Citroën Connect touchsreen 10″ + espelhamento Android Auto e Apple Car Play sem fio, 6 alto-falantes e controle de áudio no volante

Controlador e limitador de velocidade

Direção elétrica

DRL com LED

Duplo chevron dianteiro escurecido

Emblema “Aircross” centralizado

Emblema XTR na traseira, bancos dianteiros e soleira

Espelho de cortesia no para sol motorista e passageiro

Exclusivo sistema de ventilação suplementar no teto

Faixa traseira em preto brilhante

Faróis de neblina

Grade frontal em preto brilhante

Hill Assist – Assistente de Partida em Rampa

iTPMS – Monitoramento de pressão de pneus

Logotipo 7 no porta-malas

Luz de iluminação no porta-malas

Luz no porta-luvas

Maçanetas na cor da carroceria

Painel com revestimento premium soft touch com costura Light Green

Pedaleira com acabamento cromado

Pneus 215/60 – Uso misto (Pirelli Scorpion HT)

Porta celular na 3ª fileira

Protetor inferior lateral de porta com detalhe na cor Light Green

Retrovisores elétricos

Rodas de liga leve 17″ escurecidas

Sensor de estacionamento traseiro

Soleira de porta

Travamento automático das portas e do porta-malas com veículo em movimento

Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função One Touch e antiesmagamento

Cores disponíveis: Preto Perla Nera, Branco Banquise com teto em preto e Cinza Artense com teto em preto

Citroën C3 XTR – R$ 88.990*

Motor Firefly 1.0

1 Porta USB tipo A e Tomada 12v no painel

2 portas USB tipo C para 2ª fileira

Adesivo “XTR” no capô

Adesivo Light Green na coluna C

Apoio de braço da porta com revestimento premium soft touch

Ar-condicionado automático e digital

Assistente de Partida em Rampa – Hill Assist

Banco do motorista com ajuste de altura

Bancos com revestimento premium, costura Light Green e encosto rebatível

Câmera traseira

Chave canivete

Citroën Connect touchsreen 10″ + espelhamento Android Auto e Apple Car Play sem fio e controle de áudio no volante com 6 alto-falantes

Comando de vidros elétricos traseiros na porta do condutor

DLR com LED

Duplo Chevron dianteiro escurecido

Emblema XTR na traseira, bancos dianteiros e soleira

Faróis de neblina

GSI – Gear Shift (indicador de troca de marcha)

Interior escurecido

iTPMS – Monitoramento de pressão de pneus

Limpador, lavador e desembaçador traseiro

Luz no porta-luvas

Maçanetas internas cromadas

Painel com revestimento premium soft touch com costura Light Green

Painel de instrumentos digital 7″

Para-sol com espelhos internos para motorista e passageiro

Pedaleira com acabamento cromado

Pneus 205/60 – Uso misto (Pirelli Scorpion ATR)

Protetor inferior lateral de porta com detalhes na cor Light Green

Retrovisores elétricos

Rodas em liga leve 15″ escurecidas

Saída de ar em preto brilhante

Soleira de porta

Travamento automático das portas com veículo em movimento

Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema One Touch e anti-esmagamento

Volante com revestimento premium com costura Light Green

Cores disponíveis: Preto Perla Nera, Cinza Artense com opcional de teto em preto e Branco Banquise com opcional de teto em preto

Citroën Basalt Dark Edition Turbo 200 – R$ 114.990

Motor Turbo 200 de até 130 cv

Câmbio automático CVT com 7 marchas simuladas e Modo Sport

1 Porta USB tipo A e Tomada 12v no painel

2 Portas USB tipo C para 2ª fileira

Alarme

Apliques inferiores de para-choque dianteiro e traseiro (skid plates) escurecidos

Ar-condicionado automático e digital

Assistente de Partida em Rampa – Hill Assist

Banco do motorista com ajuste de altura

Banco do motorista com apoia braço

Bancos com revestimento premium na cor preta

Bancos dianteiros com apoia cabeça regulável

Bancos traseiros com apoio de cabeça com abas nas posições laterais

Bancos traseiros com apoio de cabeça regulável nas 3 posições

Bancos traseiros rebatíveis com ISOFIX e TOP TETHER (fixação para cadeiras de crianças)

Câmera traseira

Capa do retrovisor em preto brilhante

Citroën Connect touchsreen 10,25″ + espelhamento Android Auto e Apple Car Play sem fio, 6 alto-falantes e controle de áudio no volante

Controlador e limitador de velocidade

Detalhes na cor “Andre Red” na grade frontal e na coluna C

Direção com assistência elétrica

DRL com LED

Duplo Chevron e Logos escurecidos

Espelho de cortesia no para sol motorista e passageiro

Faróis de neblina • Interior escurecido

ITPMS – Monitoramento pressão dos pneus

Logotipo Dark Edition

Logotipo T200

Luz no porta-luvas e no porta-malas

Luzes indicadoras de direção nos retrovisores

Maçanetas na cor da carroceria

Painel com revestimento premium soft touch

Painel de instrumentos digital TFT 7″

Pedaleiras esportivas

Porta-objetos no painel com pintura escurecida

Protetor de soleiras dianteiras exclusivas “Dark Edition”

Retrovisores elétricos

Rodas de liga leve 16” pintadas de preto

Sensores de estacionamento traseiro

Tapetes de carpete exclusivos

Travamento automático das portas e do porta-malas com veículo em movimento

Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função One Touch e antiesmagamento

Volante com revestimento premium e costura aparente vermelha

Cores disponíveis: Preto Perla Nera, Cinza Sting Gray com teto em preto e Cinza Grafito com teto em preto

*Preços de setembro de 2025 válidos para faturamento direto da fábrica para Pessoa Física e cor Preto Perla Nera.

Fotos de divulgação

Fonte: Rebimboca Comunicação

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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