17 de abril de 2025
Claudio Tonelli

Eleição na Câmara gera disputa de partidos por cargos na Mesa e comissões

Plenário da Câmara. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados).

Crises pontuais ainda geram desgastes na pavimentação da vitória de Hugo Motta (Rep-PB) como presidente da Câmara. Os partidos ainda pressionam por cargos melhores, na Mesa Diretora e nas comissões, e sacam até a proporcionalidade da bancada no rateio, critério dispensado por Motta. Há tensão entre o União Brasil e o Progressistas, ambos de olho na 2ª Vice-presidência, prometida ao PP. Além das posições na Mesa Diretora, as disputas pelos comandos das melhores comissões também estão pegando fogo.

Acerto feito

Na disputa entre PP e União Brasil, o petistas já soltaram até o nome do próximo segundo-vice-presidente, o novato Lula da Fonte (PP-PE).

Mais votos

Há movimentos no União Brasil, com 59 deputados (o PP tem 50), para que a segunda vice-presidência vá para Elmar Nascimento (União-BA).

Trump, emendas e bala

No PL, com a vice-presidência garantida, a pressão é pelas comissões. O partido quer Relações Exteriores, Saúde e Segurança.

Faca no pescoço

O PSD, que deve crescer na reforma ministerial, vai aumentar o tamanho da faca no pescoço de Lula, vai levar a Comissão Mista de Orçamento.

Fonte: Diário do Poder

Claudio Humberto

Cláudio Humberto Rosa e Silva é um jornalista brasileiro, colunista e editor-chefe do Diário do Poder. Sua coluna é reproduzida em jornais de todo o Brasil.

Cláudio Humberto Rosa e Silva é um jornalista brasileiro, colunista e editor-chefe do Diário do Poder. Sua coluna é reproduzida em jornais de todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *