11 de setembro de 2025
Ricardo Noblat

Bolsonarismo segue contra a votação do PL da adultização

Reprodução/Instagram

Pressão por votação. O presidente da Câmara Hugo Motta tenta levar o PL da adultização à votação amanhã (20), mas a oposição resiste e tenta garantir temas de seu interesse, como a votação da PEC do fim do foro privilegiado. O verdadeiro temor do bolsonarismo é a inclusão de emendas sobre a regulamentação das redes sociais.

Uma coisa é uma coisa. O governo sabe disso. Por isso, só vai enviar o projeto sobre regulação das redes na semana que vem. Assim não influenciará a votação na Câmara do PL 2628. E o governo vai ceder ainda mais. A proposta sobre as big techs não trata de combate à desinformação, questão espinhosa para o bolsonarismo, que defende uma liberdade de expressão irrestrita.

Outra coisa é outra coisa. Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, critica bolsonarismo e que tenta barrar PL da adultização: “Esse debate da censura acaba por proteger pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente digital, fazendo com que muitas vezes a responsabilização recaia sobre as mães, as mulheres e as famílias”

É urgente e os dados não mentem. 95% dos jovens entre 9 e 17 anos usam celular por 9 horas diárias; casos de exploração sexual online cresceram 77% em 2023.

Dino x Lei Magnitsky. Bancos não ficam livres de sofrer uma possível punição dos Estados Unidos pela lei Magnitsky, apesar da decisão de Dino. “No entanto, essa proteção não se estende ao exterior. Fora do Brasil, as sanções permanecem plenamente válidas, uma vez que a Lei Magnitsky tem eficácia dentro da jurisdição norte-americana e alcança empresas e instituições sujeitas ao seu sistema regulatório”, frisa Cantelmo, presidente da Comissão Nacional de Direito Penal Militar da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim).

Sinais pró-Putin. Trump confirma que Ucrânia não será parte da OTAN. ‘Ucrânia não deveria ter pedido para entrar na OTAN, disse o presidente americano. Em telefonema com Trump, Putin propôs um encontro com Zelensky em Moscou. Presidente ucraniano negou proposta.

O general em seu labirinto. Jair Bolsonaro já recebeu mais de 60 pedidos de visita. O general Braga Netto foi visitado por sete dos 25 parlamentares autorizados pelo Supremo.

Netanyahu precisa da guerra. Tel Aviv estuda nova proposta de cessar-fogo em Gaza; Hamas disse aceitar termos, que preveem trégua de 60 dias. Ao longo dos 22 meses de conflito, diálogos resultaram em duas breves tréguas e na libertação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos,

Pasta de Damares na mira. Após o STF determinar a reabertura do inquérito que apura a prevaricação da senadora Damaris Alves (Republicanos-DF) no caso de abuso sexual de crianças na Ilha do Marajó (PA). PF faz operação contra corrupção em emendas de antiga pasta de Damares. Assessor de ex-deputado é alvo de operação da PF contra corrupção em contratos do
Ministério da Família.

Como os partidos morrem. PSDB perde seu último governador: ‘Brasil mudou’, diz Eduardo Riedel, candidato à reeleição ao Governo de MS, que se filia ao PP. Governadores Eduardo Leite e Raquel Lyra já haviam migrado para o PSD.

Fonte: Blog do Noblat

Ricardo Noblat

Jornalista, atualmente colunista de O Globo e do Estadão.

Jornalista, atualmente colunista de O Globo e do Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *