3 de maio de 2024
Saúde

Reposição de testosterona

Sabe aqueles desconfortos que você sente?🧐🧐

Pois é, vamos falar sobre alguns deles.

Os 51 anos é a idade média em que ocorre a menopausa, e chegar nesse momento não é nada fácil para algumas dessas mulheres. 

Mais da metade vai apresentar algum sintoma do climatério, desde ondas de calor ou suores noturnos até sintomas mais intensos como a mudança no humor, dificuldade de concentração, cansaço excessivo e até alterações de memória a curto prazo.

Apesar dos tratamentos alternativos disponíveis, o mais efetivo para esses sintomas é a terapia de reposição hormonal. Mas, dois estudos recentes mostram que apesar da disponibilidade desses tratamentos hormonais sabidamente eficazes para a menopausa poucas mulheres com estes sintomas são avaliadas ou tratadas corretamente.

O American College of Obstetricians and Gynecologists, a Endocrine Society e as Sociedades Brasileiras suportam o uso de terapia de reposição hormonal em mulheres sintomáticas, com diagnóstico recente da menopausa e que não possuem contraindicação como: histórico familiar para o câncer de mama e/ou doença cardiovascular.

Além disso, é sabido que o risco absoluto de eventos adversos é muito menor em mulheres mais jovens do que as tratadas tardiamente.

É o que evidencia outro estudo recente do NEJM onde as mulheres tratadas precocemente, até 6 anos após a menopausa, com Estradiol possuem uma redução da progressão da aterosclerose (enrijecimento dos vasos) em comparação com as mulheres que iniciam a terapia após 10 anos da menopausa ou as que não fazem a reposição hormonal.

Diversos estudos evidenciam, também, que o Estradiol possui função importante no metabolismo oósseo e que a sua diminuição estaria relacionada com a maior incidência de osteoporose nas mulheres pós menopausa.

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Nefrite

Saúde

Torcicolo

Saúde

Cuidados com a pele