27 de abril de 2024
Colunistas Junia Turra

Nos acréscimos!

Foto: Google Imagens – BBC

Olavo querido, o brasileiro tem o hábito de chamar de “doutor” político semianalfabeto. Desde quando o Renan é “Doutor”? Mal fala Português!

Um advogado de certo escritório me disse certa vez que a estagiária dele entraria em contato comigo. Ela ia me informar sobre um caso para uma reportagem.

A débil mental confundia Data Vênia com Data Venha. Vênia com Tênia. Português passou longe. E o saber jurídico? Fiquei com dó do cliente. Quase indiquei um bom estagiário…

Liguei para o sujeito que insistia que eu falasse com a “Doutora”. Disse que ela podia ser mestra até em artes marciais mas doutorado ali, nem por decreto!

O fulano ficou indignado. Não quis me passar a informação só porque eu não chamei de Doutora a estagiária.

E aí?

Pois liguei no dia seguinte, sábado, e sabia que a faxineira atenderia no escritório. E no papo reto perguntei sobre o caso, se ela tinha visto o cliente famoso.

Além de dar ótimos detalhes, pormenores e etceteras, ainda acrescentou: “a coisa ferveu e ele achou que ia dar uma relaxada ontem com a doutora fulana (a estagiária), mas a mulher dele passou no escritório. Por pouco ele não deu com os burros n’água”.

Porteiros, ascensoristas e faxineiras sabem tudo desses doutores. São doutores nos detalhes que ninguém imagina que eles sabem.

Seja do jeito que for, Doutor é quem tem doutorado. É um “título”!!!

Na Europa, na caixa de correio vem o título. É pra poucos.

No Brasil, misturam os que conquistam por mérito como os Zé Ruela com poder e dinheiro.

Até Lula é Doutor Honoris Causa.

Tenho uma parenta “devogada”que bebe e manda e-mail com erros de Português, texto com pegada jurídica e posa de “doutora”.

A bebida, diga-se de passagem, não é responsável pela inabilidade na vida de ninguém e não garante título! Só o porre!

E dizia o meu pai, quando chamado de “Excelência” ou “Meritíssimo””

– “por gentileza, não me inclua no apelido comum a tantos. É soberba que não cabe a servidores do povo.” Mas… o “Doutor” ele exigia: “foi conquistado com esforço, estudo, reflexão e sacrifício. E eu tenho 5 titulações entre Doutorado e Pós-doutorado”.

Certíssimo!

Meu “Dr Pai” ou Pai Dr” honrou a Toga e o povo.

Em tempo:

Olavo de Carvalho não é Doutor, porque não tem Doutorado. Mas eram tempos em que a Filosofia, a Literatura e a História estavam inseridas na sociedade.

Um autodidata pode ser mais Doutor que o Doutor, mas não será Doutor se não tiver o doutorado.

Vale pra todos!!!

Junia Turra

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *