30 de abril de 2024
Colunistas Ilmar Penna Marinho

A mensagem do Oscar do melhor filme de 2023

A 95ª cerimônia de entrega dos Oscars homenageou no dia 12 de março, no Dolby teatro, em Los Angeles, os melhores atores, diretores, técnicos e filmes de 2022.

O filme: “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” foi o grande premiado da noite.

Além do prêmio de melhor filme, ganhou 7 prêmios em outras categorias cinematográfica: melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original, melhor produção e direção.

O excêntrico filme narra uma viagem atemporal em universos paralelos, ora divertida, ora violenta, ora comovente, para nos lembrar que podemos sobreviver, olhando esperançosos para o futuro, contando com as diversas opções do passado.

Nessa alucinante aventura, com impactantes efeitos visuais, a principal protagonista reavalia o seu casamento, busca entender e aceitar a filha e resolver os problemas financeiras de uma falida lavanderia.

Em determinado momento do roteiro, me senti “perdido”, quando o filme mostra um mundo confuso e violento diante da possibilidade de vidas paralelas, resultantes de escolhas passadas, onde nada está totalmente perdido e é sempre possível reviver tudo em outro lugar ao mesmo tempo, tendo como consequência uma nova bem-aventurada realidade existencial.

Sugere que somente a nós cabe decidir se devemos participar de uma nova experiência de vida.

É preciso entrar de cabeça no emocionante final, que cutuca a nossa inteligência para que cada um de nós interprete e descubra onde o filme quer chegar com a sua encorajadora mensagem de confiar no “farol da esperança “ e no relacionamento humano.

A premiada Michelle Yeoh, que se tornou a primeira atriz asiática a ganhar o Oscar pela sua impecável interpretação no filme vitorioso, dedicou a sua premiação:

“A todas as mães do mundo. Elas são as verdadeiras super-heroínas!” e passou o seu comovente recado: “Nunca deixe ninguém lhes dizer que seu tempo já passou”.

O filme tem obtido um estrondoso sucesso de bilheteria nos cinemas, acima de 100 milhões de dólares arrecadados, e também nos festivais, conquistando inúmeros prêmios.

O exuberante título é a chave para se compreender e apreciar o complexo multiverso do filme.

Serve de alerta contra os querem roteirizar a volta dos tempos tenebrosos da vida nacional com a repetição do nefasto “Vale-tudo Em todo o lugar ao mesmo tempo” da corrupção e dos desmandos e com a consequente perda do rumo verde amarelo no destino do país.

Que Deus proteja o farol da esperança na reação do povo unido contra os usurpadores do poder, ressuscitados por meio de uma suprema conspiração, uma eleição fraudulenta e a proliferação de notícias comprovadamente falsas, plantadas na mídia.

Ilmar Penna Marinho Jr

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *