O release apresenta esse carro azul aí das fotos como um “sleeper”, que quer dizer literalmente dorminhoco em inglês. A expressão, no entanto, tem outro significado, que certamente faz muito mais sentido e que vou simplificar traduzindo como “dissimulado”. Ele se parece com um “simples” Jaguar XE, o menor dos três irmãos sedãs da marca inglesa. Só que, por baixo da carroceria – e, mais precisamente, do capô –, em vez de um motor de quatro cilindros turbo 2.0 de 250cv, como o das versões vendidas hoje aqui no Brasil, há um V8 supercharged (ou “superalimentado”) que rende boçais 600cv.
Se você é um nerd de carros, já deve estar com coceira na garganta para me gritar que a versão XE SV Project 8, limitada a 300 carros, não é novidade nenhuma. Não seja tão precipitado, caro leitor. Esse azulão aí tem algumas pequenas diferenças, a começar pelo sobrenome Touring – supostamente uma indicação de que ele é “bom de estrada” – e que incluem um aerofólio mais discreto na traseira. A discrição, aliás, é o que mais o diferencia do tunado irmão mais velho. E ele faz parte de uma série ainda mais exclusiva, de apenas 15 unidades produzidas pela divisão SVO da Jaguar e com foco em colecionadores.
Vamos a alguns números do carango:
Motor V8 5.0 litros supercharged
Potência de já mencionados 600cv e torque de 70 kgfm
Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos
Velocidade máxima de 300 km/h (limitados eletronicamente)
Câmbio de automático sequencial de 8 velocidades
A versão XE SV Project 8 “comum” pode ser encomendada aqui no Brasil. A Touring, já não sei dizer. O XE “comum” custa em nosso país algo próximo aos R$ 250 mil e a versão Project 8, nos EUA, custa cerca de R$ 780 mil. Como os impostos lá são mais baixos, pode reservar, hum, pouco mais de R$ 1 milhão (estimativa) se quiser um desses.
Um último comentário: o grupo Jaguar-Land Rover já anunciou que pretende migrar a produção de seus veículos para a propulsão 100% elétrica dentro dos próximos anos. Isso quer dizer que esta pode ser uma das últimas chances de se comprar um modelo novo e equipado com motor V8 a gasolina. Se isso é ruim? Não obrigatoriamente, mas definitivamente estamos passando por um período histórico de transição, quase tão radical como o que tirou as charretes das ruas e as encheu de automóveis. Vamos tratar de acelera esses barulhentos enquanto podemos.
Fonte: Blog Rebimboca
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.