A história é manjada: depois de muito ralar, craque conquista o posto de maior artilheiro do campeonato e passa a ser invejado por todos. Durante algum tempo, ele parece inalcansável, joga “por música” e se sente confortável no topo. Mas um dia surge um rival mais novo, mais bem disposto e principalmente com maior motivação e toma o seu lugar. E antes que nosso craque possa assimilar a novidade, outros atletas novos entram em campo e, em pouco tempo, o maioral se vê relegado ao quarto ou quinto lugar na artilharia. O que fazer, pendurar logo as chuteiras? No caso do ex-goleador do segmento dos hatches compactos populares do qual tratamos aqui neste post, a resposta foi combinar treino e novas armas para tentar, se não uma reinvenção (batida palavrinha da moda), pelo menos uma sobrevivência digna no mercado. Se essa história tem final feliz? Conto no texto (mais abaixo) e no vídeo da TV Rebimboca (a seguir).
A atual geração do Gol é a sexta, na prática, uma versão com a frente remodelada da “G5”, lançada em 2008, e que deu ao antigo campeão de vendas a mesma identidade visual do restante da linha VW. E ela mantém boa parte de seus atributos originais, como o bons equilíbrio geral e dirigibilidade, que com um câmbio preciso e uma ótima posição de dirigir fazem com que seja um carro gostoso de guiar; um desenho de carroceria que, a despeito da idade, não passa a impressão de ultrapassado e um padrão geral de construção que ainda garante à marca alemã uma boa fama.
VW Gol Comfortline 1.0 2017
O problema é que todos os seus principais concorrentes são mais novos, e isso não se resumia a terem linhas mais modernas, mas também pacotes mecânicos e de acessórios muito mais atraentes, não somente em termos estéticos, mas também de conectividade, usabilidade e até segurança. Boa parte dessa desigualdade foi eliminada ou, no mínimo, compensada nesse modelo 2017. Especialmente nessa versão intermediária equipada com motor 1.0. A começar pelo próprio, o motor.
Lançado no Brasil já faz um tempinho (primeiro em uma versão do Fox e, depois, no up!), o 1.0 de três cilindros segue a tendência do “encolhimento mecânico” – downsizing em ingles – e, com menor peso e menos peças, rende proporcionalmente mais força, consumindo também menos combustível. A partir deste ano, esse motor passa a ser o mil cilindradas oficial da VW, aposentando o anterior, de quatro cilindros. E a mudança foi bem positiva. Embora em números o novo coração não seja assim tão mais pujante que o velho, na prática, ele tornou o Gol “mil” mais divertido e, também, mais econômico, sem dever nada aos modelos das outras marcas.
VW Gol Comfortline 1.0 2017
Junto com essa nova forcinha, o Gol recebeu (finalmente!) um painel que passa uma boa impressão de qualidade e o coloca em padrão, pelo menos estético, do resto da linha da marca. Recursos de conectividade vieram junto e mesmo no sistema de série, mais simples, é possível finalmente trazer o smartphone e parte de seus recursos realmente para bordo. O embarque efetivo, porém, depende de um gasto extra de mais de R$ 2 mil, pagos numa central multimídia com tela touch, navegação, reprodução das funções do celular e comandos no volante, entre outras coisinhas úteis. O acabamento interno é, no geral, muito bom e há até luzes de leitura independentes para os passageiros do banco de trás(!).
Se vale a compra? Depois de todas essas novidades, acho que o Gol voltou a ter condições de brigar de igual para igual com a concorrência. Comparando preços e recursos com os rivais, essa decisão vai depender mais do estilo e do gosto do comprador, ao qual, como sempre, recomendo fazer test-drives com cada um de seus possíveis eleitos. Gostamos
Novo motor 1.0 é esperto e econômico
Novo painel passa sensação de qualidade
Prazer de dirigir Não gostamos
Faróis perderam a dupla parábola e ficaram mais simples
Cinto de segurança central do banco de trás é igual ao do Fuscão 1971 do meu pai.
Banco de trás não é bipartido, nem como opcional
HK e o VW Gol Comfortline 1.0 2017
Agora a ficha técnica:
MOTOR E TRANSMISSÃO
Cilindrada: 999 cm³
Potência líquida máxima: 82cv (E)* / 75cv (G)* – 6.250rpm
Torque líquido máximo: 10,4kgfm(E)/ 9,7kgfm(G)-3.000 a 3.800rpm
Câmbio: Manual de 5 velocidades
DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,3s (E) / 12,6s (G)
Velocidade máxima: 170km/h (E) / 168km/h (G)
E = Etanol (álcool); G = Gasolina
FREIOS E DIREÇÃO
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Direção: Hidráulica
PRINCIPAIS DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES
Comprimento: 3.897 mm
Distância entre eixos: 2.466 mm
Largura: 1.893mm a 1.898mm
Altura: 1.464mm a 1.469mm
Peso em ordem de marcha: 901kg a 998kg
Carga útil máxima: 412kg a 509kg
Porta malas, capacidade: 285 litros
Reservatório de combustível: 55 litros
RODAS E PNEUS
Rodas: 6J x 15
Pneus: 195/55 R15
PREÇO
Na versão apresentada (a partir de): R$ 44.950 (tabela VW)
FONTE: BLOG REBIMBOCA
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.