


Cá entre nós, 55 anos de lançamento não é lá dos números mais redondos para justificar uma efeméride, mas quando recebi esse material do pessoal da comunicação da Nissan, na mesma hora pensei em fazer um post. Ei-lo. E trata das origens e trajetória da linhagem esportiva da marca japonesa, representada pelo icônico GT-R, modelo esportivo e que tem seu nascimento oficial no lançamento do primeiro Skyline GT-R, em 1969. (acima, imagem da comemoração dos 50 anos do GTR).
Isso como Nissan, pois a história do modelo Skyline começa um tanto antes, em 1957, quando o primeiro carro com este nome chegou às lojas sob a marca Prince – então uma montadora independente. E esse carro nem tinha nada de esportivo, era um comportadíssimo sedã de quatro portas, com pretensões a conquistar o segmento de luxo. A vocação esportiva do nome Skyline começou a se revelar em 1964, quando o modelo ganhou versão mais incrementada, a GT, criada para participar de corridas.
Em 1966, a Prince Motor Company foi incorporada à Nissan e, em 1969, surgiu o primeiro Skyline GT-R, que aos poucos foi ganhando mais desempenho e personalidade – e as características que marcariam esses carros, como tração traseira, grande potência e torque e uma manobrabilidade bem acima do padrão, especialmente de sua época.


Ingredientes fundamentais, também, para o desenvolvimento do drifting (na foto, um Nissan Skyline GT-R R34), que de demonstração de habilidade para pilotos ousados acabou se transformando em categoria do esporte automotor e, junto com esses modelos, ajudou a criar a (boa) fama dos esportivos japoneses pelo mundo afora.
Em 2008, a Nissan deixou de usar o nome Skyline em seu esportivo, que passou a ser chamado simplesmente de GT-R, com séries e configurações especiais surgindo ao longo do tempo.
A seguir, incluo algumas fotos e informações sobre gerações que marcaram a trajetória do modelo.


O modelo passou a se chamar Nissan Skyline em 1966.




GT-R, lançada em 1973.



















Fonte: Rebimboca Comunicação
fotos: divulgação