Motores de três cilindros são a bola da vez na indústria automobilística, pelo menos para os modelos compactos. Embora com um pequeno atraso em relação à Europa, esses propulsores menores, mais leves e mais eficientes estão começando a se tornar o padrão para os chamados modelos de entrada e, também, para carros pequenos um pouco mais caros, que têm como público-alvo um consumidor supostamente mais modernos e conscientes, mais preocupados com a sustentabilidade – não somente a ambiental, mas também e principalmente a financeira. É nesse tipo de gente que está o foco do recém-lançado Citroën C3 Puretech Tendance, assunto deste post e do vídeo a seguir.
Motor Puretech 1.2 três cilindros da PSA
Até este ano, o C3 das versões mais em conta era equipado com um motor 1.5 de quatro cilindros e 89cv (gasolina) ou 93 cv (álcool). Foi este o substituído pelo novo Puritech de 84cv na gasolina – no álcool são 90cv. Nas versões mais caras, o 1.6 de 115cv (gas.)/122cv (álc.) continua. O carro que você vê nas fotos e no vídeo é a opção mais completa 1.2 disponível, custa a partir de R$ 54 mil e isso implica em trazer de série detalhes bacaninhas, como o enorme para-brisas Zenith, e opcionais interessantes, como ar-condicionado digital e multimídia. O C3 Puretech mais barato sai por R$ 47 mil e mais um pouco. Em todos, o acabamento tem ótimo padrão e a maciez é algo a se destacar.
Citroën C3 Puretech Tendance 2017
Motor gritador
Como praticamente todos os carros com motor de três cilindros que eu já dirigi, esse C3 é um tantinho mais ruidoso que seus irmãos de quatro canecos. E sobe de giro mais rapidamente também – com menos peso, o propulsor parece mesmo trabalhar “mais fácil”. Na prática, o que se percebe é que há força suficiente para se mover com desenvoltura já nos giros mais baixos. E que, embora a potência máxima, na ficha, seja atingida apenas aos 5.750 rpm, não é de grande ajuda tentar esticar as marchas acima dos 5 mil giros, pois a maior parte do “serviço” do motor é demonstrada mais cedo. Com o pé no fundo, o resultado mais perceptível é a afinada gritaria resultante do movimento frenético dos pistões, válvulas e outras peças móveis ali sob o capô.
Citroën C3 Puretech Tendance 2017
Mas isso não quer dizer que o carro ande mal, antes o contrário. Ele se sai bem no trânsito urbano e mesmo subindo uma serra mais puxada – e eu peguei a de Teresópolis com ele – dá conta do recado sem maiores problemas. E o legal é que faz isso consumindo pouco: pelo computador de bordo, conseguimos 12,3 km/litro na cidade (incluindo engarrafamentos e muitas ladeiras) e cerca de 14 km/litro na estrada (incluindo a subida da serra em “ritmo divertido”).
1.2 só com câmbio manual
O C3 com motor Puretech só está disponível com câmbio manual de cinco marchas. Eu estranhei um pouco (mas estranho sempre isso em quase todos os carros franceses) o curso loooongo da alavanca de mudança, mas o escalonamento é bom e a transmissão quase não faz barulho. Outra coisa que sempre estranho nesses modelos é o acionamento da mídia e telefone por meio de uma pequena alavanca, localizada atrás do volante, junto à chave de ignição – em vez de mais visíveis e óbvios botões sobre o volante. Nada que a prática não resolva, mas que, mesmo assim, foge um pouco à minha compreensão.
Na soma geral, o saldo é bem positivo, com uma nova opção para um compacto urbano que já se destacava pelo bom pacote de acessórios, ótimo acabamento, estilo e conforto e que, agora, ainda se coloca entre os carros mais econômicos que se pode comprar.
Na Europa, a Citroën já está preparando a chegada de uma nova geração do C3, que deve ser lançada no segundo semestre de 2017, já como modelo 2018. Com sensíveis modificações em seu desenho, o novo carro ainda não tem data definida para estar entre nós.
Citroën C3 Puretech Tendance 2017
Vamos à ficha técnica do carro*:
Motor: 1.199cc, dianteiro, 3 cilindros em linha, transversal, 12 válvulas (4 por cilindro com comando duplo), flex (gasolina e álcool)
Potência (álcool/gasolina): 90/84 cv a 5.750 rpm
Torque (álcool/gasolina): 13/12,2 kgfm a 2.750 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira
Direção: Com assistência elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
Pneus: 195/60 R15
Dimensões:
Comprimento 3,94 m
Largura 1,70 m
Altura 1,52 m
Entre-eixos 2,46 m
Peso: 1.100 kg
Capacidades:
Tanque de combustível: 55 litros
Porta-malas: 300 litros
(*Dados do fabricante)
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.