20 de abril de 2024
Veículos

Citroën C3 Puretech Tendance, um econômico descolado

img_20160910_145418673_hdr-minCitroën C3 Puretech Tendance 2017

Motores de três cilindros são a bola da vez na indústria automobilística, pelo menos para os modelos compactos. Embora com um pequeno atraso em relação à Europa, esses propulsores menores, mais leves e mais eficientes estão começando a se tornar o padrão para os chamados modelos de entrada e, também, para carros pequenos um pouco mais caros, que têm como público-alvo um consumidor supostamente mais modernos e conscientes, mais preocupados com a sustentabilidade – não somente a ambiental, mas também e principalmente a financeira. É nesse tipo de gente que está o foco do recém-lançado Citroën C3 Puretech Tendance, assunto deste post e do vídeo a seguir.

moteur-eb-turbo-puretech_05-minMotor Puretech 1.2 três cilindros da PSA

Até este ano, o C3 das versões mais em conta era equipado com um motor 1.5 de quatro cilindros e 89cv (gasolina) ou 93 cv (álcool). Foi este o substituído pelo novo Puritech de 84cv na gasolina – no álcool são 90cv. Nas versões mais caras, o 1.6 de 115cv (gas.)/122cv (álc.) continua. O carro que você vê nas fotos e no vídeo é a opção mais completa 1.2 disponível, custa a partir de R$ 54 mil e isso implica em trazer de série detalhes bacaninhas, como o enorme para-brisas Zenith, e opcionais interessantes, como ar-condicionado digital e multimídia. O C3 Puretech mais barato sai por R$ 47 mil e mais um pouco. Em todos, o acabamento tem ótimo padrão e a maciez é algo a se destacar.

img_20160910_145515761-minCitroën C3 Puretech Tendance 2017

Motor gritador
Como praticamente todos os carros com motor de três cilindros que eu já dirigi, esse C3 é um tantinho mais ruidoso que seus irmãos de quatro canecos. E sobe de giro mais rapidamente também – com menos peso, o propulsor parece mesmo trabalhar “mais fácil”. Na prática, o que se percebe é que há força suficiente para se mover com desenvoltura já nos giros mais baixos. E que, embora a potência máxima, na ficha, seja atingida apenas aos 5.750 rpm, não é de grande ajuda tentar esticar as marchas acima dos 5 mil giros, pois a maior parte do “serviço” do motor é demonstrada mais cedo. Com o pé no fundo, o resultado mais perceptível é a afinada gritaria resultante do movimento frenético dos pistões, válvulas e outras peças móveis ali sob o capô.

img_20160910_145525966-minCitroën C3 Puretech Tendance 2017

Mas isso não quer dizer que o carro ande mal, antes o contrário. Ele se sai bem no trânsito urbano e mesmo subindo uma serra mais puxada – e eu peguei a de Teresópolis com ele – dá conta do recado sem maiores problemas. E o legal é que faz isso consumindo pouco: pelo computador de bordo, conseguimos 12,3 km/litro na cidade (incluindo engarrafamentos e muitas ladeiras) e cerca de 14 km/litro na estrada (incluindo a subida da serra em “ritmo divertido”).
1.2 só com câmbio manual
O C3 com motor Puretech só está disponível com câmbio manual de cinco marchas. Eu estranhei um pouco (mas estranho sempre isso em quase todos os carros franceses) o curso loooongo da alavanca de mudança, mas o escalonamento é bom e a transmissão quase não faz barulho. Outra coisa que sempre estranho nesses modelos é o acionamento da mídia e telefone por meio de uma pequena alavanca, localizada atrás do volante, junto à chave de ignição – em vez de mais visíveis e óbvios botões sobre o volante. Nada que a prática não resolva, mas que, mesmo assim, foge um pouco à minha compreensão.
Na soma geral, o saldo é bem positivo, com uma nova opção para um compacto urbano que já se destacava pelo bom pacote de acessórios, ótimo acabamento, estilo e conforto e que, agora, ainda se coloca entre os carros mais econômicos que se pode comprar.
Na Europa, a Citroën já está preparando a chegada de uma nova geração do C3, que deve ser lançada no segundo semestre de 2017, já como modelo 2018. Com sensíveis modificações em seu desenho, o novo carro ainda não tem data definida para estar entre nós.

gopr2103-minCitroën C3 Puretech Tendance 2017

Vamos à ficha técnica do carro*:
Motor: 1.199cc, dianteiro, 3 cilindros em linha, transversal, 12 válvulas (4 por cilindro com comando duplo), flex (gasolina e álcool)
Potência (álcool/gasolina): 90/84 cv a 5.750 rpm
Torque (álcool/gasolina): 13/12,2 kgfm a 2.750 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira
Direção: Com assistência elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
Pneus: 195/60 R15
Dimensões:
Comprimento 3,94 m
Largura 1,70 m
Altura 1,52 m
Entre-eixos 2,46 m
Peso: 1.100 kg
Capacidades:
Tanque de combustível: 55 litros
Porta-malas: 300 litros
(*Dados do fabricante)

gopr2112-minCitroën C3 Puretech Tendance 2017

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *