Acho que o Brasil poderia ser mais eloquente ao reverenciar a memória de Simone Barreto Silva, assassinada por um terrorista na França.
A simpática baiana de 44 anos morreu dizendo que amava os filhos. Seu sonho era correr o mundo com um food truck, vendendo comida, possivelmente como tempero baiano, e conhecendo novos países.
O governo resolveu lançar uma nota correta. Seu objetivo é confirmar a tese da cristofobia no mundo, mas para além de confirmação de uma ideia política há o indivíduo que desaparece e merecia alguma homenagem, creio eu.
O general Hamilton Mourão disse que Bolsonaro vai comprar a vacina chinesa. Para ele é um movimento lógico. Mourão vê a resistência de Bolsonaro como um aspecto de sua luta política contra João Dória.
Mourão sabe que Bolsonaro vai ficar furioso com sua declaração. Parece que alguns generais estão tomando coragem e dizendo o que pensam. Se for assim, a relação deles com Bolsonaro pode melhorar ou piorar de vez. Melhor acontecer a ruptura do que suportar a humilhação.
O fim de semana começou chuvoso. Parece que assim será até sexta feira. Estou lendo a biografia de um inglês chamado Richard Francis Burton, um aventureiro famoso que andou pelo Brasil.
Richard foi criado na França e na Itália e sempre voltava à Inglaterra. Tinha pavor do tempo nublado e chuvoso.
Também sinto assim. Londres é para mim a cidade mais interessante da Europa. Dificilmente viveria lá, exceto é claro, em caso de exílio quando se expande nossa capacidade de adaptação.
Estudos sobre o desastre no Pantanal revelam que os peixes vão diminuir por causa da poluição da água com fuligem e cinza.
De forma empírica já tinha imaginado que os peixes iam sofrer com a falta das árvores. Alguns se alimentam dos frutos que rolam até os rios.
Os peixes dessa região são espetaculares, principalmente os dois mais famosos, dourado e pacu.
Soube que os senadores chamaram o Ministro do Meio Ambiente para defender sua tese do boi bombeiro. Será difícil. Talvez seja até possível afirmar que há bois bombeiros, mas com donos incendiários.
Avancei na série de entrevistas para contribuir com as eleições no Rio, isto é para estimular uma sensação de que a cidade pode dar a volta por cima, se encontrar sua vocação.
Neste fim de semana chuvoso, vou acompanhar da melhor maneira possível a eleição americana. Apesar da pandemia, a frequência às urnas é muito boa. No Texas antes do dia final já votou mais gente do que nas eleições de 2016.
A revista The Economist lançou uma capa declarando seu apoio a Biden. O sufixo isto não tem nada a ver com comunista. É o próprio mundo empresarial que reconhece os estragos de Trump. A Inglaterra, depois do Brexit, estimulado pelo Presidente americano, terá de se adaptar à nova situação, caso Biden vença.
Em matéria de adaptação à nova realidade, o Brasil também terá de fazer um pequeno esforço.
Bolsonaro será capaz de compreender a nova conjuntura? Ele continua obcecado com coisas que podem torná-lo magicamente gay. Bebeu guaraná cor de rosa no Maranhão e manifestou o seu medo O guaraná se chama Jesus e ninguém o acusou de cristofobia. É apenas um pobre remanescente de um tempo que passou.
Fonte: Blog do Gabeira