O Brasil fez acordos comerciais com os Estados Unidos. O objetivo mais estratégico dos americanos é ganhar a disputa com os chineses no 5G da telefonia.
O grande problema no Brasília é dar continuidade a esta relação com os EUA, na hipótese de uma vitória de Joe Biden.
Bolsonaro tem dito que Trump será reeleito e que estará presente na sua posse. O ideal era ser mais discreto. Mas Bolsonaro é ideológico. Creio que vai se afastar dos EUA em caso de vitória de Biden.
Não há pensamento estratégico. Bolsonaro embarcou na canoa de Trump e só vai sair dela, relutando e brigando com novos governantes americanos, caaso a eleição renove o poder por lá.
O senador Chico Rodrigues pediu licença. O suplente é seu filho. Ele ficará fora por três meses e depois o Senado vai tentar segurá-lo, na expectativa de que ninguém pressione com o passar do tempo. Acho uma ilusão. O caso do dinheiro da cueca vai marcar essa legislatura. Não creio que possa se salvar caso mantenha Chico Rodrigues.
Essa história de esconder o dinheiro na cueca por nervosismo não bate com a estrutura psicológica de um senador da República.
Hoje falaria da seca no centro oeste mas faltou espaço para comentário no jornal matinal. Andei estudando a situação dos aquíferos de Goiás e constatei que estão se contraindo. Talvez fosse preciso pensar um pouco na situação hídrica do Brasil em termos de longo prazo, contando com o aquecimento global.
Vou esperar uma outra chance para abordar o assunto e nesse interim estudar um pouco.
Tenho um amigo com uma terrinha em Goiás e seu problema é o Rio do Ouro que precisa de uma gestão inteligente.
Os comitês de bacia são o instrumento ideal para gerir os rios brasileiros. O instrumento está ai mas ainda é muito pouco usado.
Fonte: Blog do Gabeira