30 de abril de 2024
Colunistas Ligia Cruz

Os cães de Las Palmas

Quem deixa filhos para trás quando se muda? Não importa a pressa, a resposta é: ninguém!

Em Las Palmas, ilhas Canárias, onde o vulcão Cumbre Vieja está arrasando com tudo, quatro cães podengos foram deixados, para serem engolidos pelas línguas de lava que têm desbordado pelas laterais do cume, há 32 dias.

Foto: Google Imagens – Fofuxo.com

O mundo se incomodou com as imagens dos animais gravadas pelos drones. Muito mais do que com o êxodo diário e sofrido de palmeiros deixando suas casas e vidas para trás.

Por obra divina, talvez, justo aonde estavam os podengos, a lava fez um contorno no terreno e desviou.

Nestes dias todos eles foram alimentados e hidratados também por drones. Tentaram resgate, também com esses equipamentos, para livrar os bichos do local, mas os inúmeros testes não tiveram êxito. A região fora interditada pela defesa civil, devido aos riscos. Cinzas e gases tóxicos tomaram conta de tudo, impossível acessar por terra.

Do alto via-se os corpos delgados dos cães, já com as costelas visíveis. Óbvio que o assunto tomou conta das mídias sociais.

ONGs de defesa dos animais e pessoas de todos os cantos da Terra manifestaram indignação. Quem deixou seus animais para trás? Em catástrofes como essa todos sofrem com os efeitos físicos e emocionais. Os bichos também. Inconcebível esquecê-los.

De ontem para hoje, os cães desapareceram. Se ninguém podia adentrar na área e nem os drones podiam fazê-lo, como saíram do local onde estavam reclusos?

Certamente, algumas pessoas ignoraram os riscos e, na madrugada, resgataram os animais. Deixaram no muro do terreno uma mensagem de que eles estavam a salvo.

Agora todo mundo quer saber quem os resgatou. As pessoas comentam que foram os próprios donos, envergonhados com a repercussão. Mas ninguém sabe. O assunto virou lenda local. Nem mesmo o abalo sísmico de 4.9 graus de hoje ganhou tamanho destaque.

Quando tudo isso passar e o Cumbre Vieja mergulhar em outro sono profundo, todas as histórias serão contadas com detalhes, quem sabe a dos podengos também.

Final feliz. Será?

Ligia Maria Cruz

Jornalista, editora e assessora de imprensa. Especializada em transporte, logística e administração de crises na comunicação.

Jornalista, editora e assessora de imprensa. Especializada em transporte, logística e administração de crises na comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *