A primeira pesquisa Datafolha aplicada depois da suspensão do sigilo em torno das delações da Odebrecht trouxe duas novidades e confirmou duas suspeitas.
Novidades: Lula cresce nas intenções de voto para presidente e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece em segundo lugar empatado com Marina Silva (Rede-AC).
Suspeitas: despencam Aécio Neves e Geraldo Alckmin, e aumenta a impopularidade do governo Temer.
Lula reconciliou-se com os 30% do eleitorado que sempre votou no PT. Na pesquisa de dezembro último, oscilara entre 25% e 26%. Se o segundo turno da eleição presidencial fosse hoje, ele só ficaria atrás de Marina ou do juiz Sérgio Moro.
Em compensação, continua sendo o candidato com o maior índice de rejeição. E o seu governo é considerado o mais corrupto da história. (Alegre-se, Dilma!)
Aécio e Alckmin rolam ladeira abaixo e rolarão ainda mais depois de delações que estão por vir. José Serra ficou de fora da pesquisa.
Em dezembro último, 30% dos eleitores disseram ao Datafolha que não votariam em Aécio de jeito nenhum. Agora são 44%.
A rejeição de Alckmin pulou de 17% para 28% e sua intenção de voto caiu de 8% para 6%. É menor que a do prefeito João Dória. Como Dória é menos conhecido, seu índice de rejeição está entre os menores.
Marina registra tendência de queda nos cenários de primeiro turno. A imagem da Câmara e do Senado segue ruim, no seu pior nível desde que o Datafolha começou a avaliá-la em 1990.
Para 58% dos entrevistados, os parlamentares são ruins ou péssimos; para 31%, regulares; e apenas para 7%, ótimos ou bons. A essa altura, a desaprovação ao governo Temer é comparável a do governo Dilma às vésperas do impeachment. (Alegre-se, Dilma!)
Bem, esses são os fatos. Adiante no que eles podem sugerir.
Como um furacão, a Lava Jato varre o canteiro político do país há três anos, arrancando pelas raízes o que parecia estar solidamente plantado e inibindo que por ali germine qualquer coisa, a não ser uma erva daninha batizada de Bolsonaro. O Brasil atravessa uma dura fase de depressão política. A esperança, que em 2002 vencera o medo, feneceu.
O eleitor começa a dar-se conta de que ele, ao fim e ao cabo, foi responsável por tudo quando não soube escolher ou quando escolheu mal.
Tal percepção é mais forte nos grandes centros urbanos, especialmente no Rio de Janeiro, governado nos últimos 22 anos por pessoas envolvidas em casos de corrupção.
A 17 meses das próximas eleições, o eleitor a tudo acompanha perplexo, confuso, triste e indignado.
Está à espera que surja até lá algo de novo. Lula não é o novo que ele deseja. Mesmo para os que o apoiam, ou dizem apoiá-lo, Lula é o velho que, à falta do novo, segue na frente.
Mas o prazo de validade de Lula pode terminar se ele for condenado pelos crimes que lhe imputam e impedido de ser candidato. A esquerda fecha com Lula à falta de outro nome e porque renegá-lo seria renegar seus sonhos e suas lutas.
Entre concorrer mais uma vez e sair da vida pública com uma derrota, e não concorrer por ter virado um ficha suja, a segunda opção seria melhor para Lula.
Preso ou solto, ele se declarará um mártir político vítima de um golpe engendrado pela direita, a mídia e alguns juízes. E como mártir será tratado por aqueles, aqui e lá fora, que o veem como um mito, jamais como um bandido.
Mito é mito – e por ser um, Lula se imagina capaz de sobreviver à delação do ex-ministro Antonio Palocci que cuidou da propina paga a ele pela Odebrecht. E à de Léo Pinheiro, da OAS. E a de Renato Duque, ex-diretor da Petrobras por indicação do PT.
A conferir em breve.
Fonte: Blog do Noblat
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.