30 de abril de 2024
Colunistas Ilmar Penna Marinho

A lição da Resistência francesa

A Resistência Francesa simboliza os movimentos e redes clandestinas que lutaram contra a ocupação nazista na França durante a Segunda Guerra Mundial. Durou de 1940 até à “Libertação”, em 1944.

Começou a se organizar após o apelo do General De Gaulle na rádio BBC de Londres, em 18 de junho de 1940, aos franceses para que se unissem e defendessem “a pátria que estava em perigo e era preciso salvá-la”.

A partir do patriótico apelo, membros da denominda «França livre” se uniram para combater o “governo de Vichy”, instituído na cidade do mesmo nome, para governar a França por traidores e colaboracionistas dos invasores alemães.

Formadas as redes da Resitência, seus integrantes, batizados de “maquis”, lutaram contra a submissão da França ao poder nazista, tendo o permanente apoio das forças aliadas.

 ”La Resistence” usava ondas de assobios coletivos e vais na transmissão dos cinejornais pró-alemães e se tornaram o símbolo do protesto da luta política e moral contra a ditadura nazista.

Todas as faixas sociais, todas as tendências políticas, filosóficas e religiosas se uniram nas redes da Resistência contra os inimigos da “Liberdade, igualdade, fraternidade”, como prega a patriótica mensagem de defesa dos direitos fundamentais dos franceses.

As corajosas mulheres maquis participaram ativamente na transmissão das vitais informações da inteligência, como exímias agentes de ligação nas redes. Muitas resistentes se casavam e tiveram filhos em plena clandestinidade, sem interromper a luta da “França Combatente”.

A Resistência Francesa é uma lição de bravura e liderança que merece ser sempre lembrada contra os usurpadores do poder nacional.

É uma expressão de um legítimo sentimento patriótico com esperançosas lições de vida de como combater a repetição de um nefasto passado, que pode se repetir, se não houver uma atuante resistência à volta ao poder de um governo ditatorial corrupto, alheio aos valores nacionais e que com certeza irá descontruir o futuro promissor de uma Nação.

Que Deus proteja o Brasil e dê esperança à resistência dos brasileiros contra o golpe eleitoral.

Ilmar Penna Marinho Jr

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *