19 de abril de 2024
Veículos

Sedãs de luxo perdem espaço nos EUA

BMW Série 6 nos EUA por 81 mil dólares

Neste primeiro semestre de 2017, nos EUA, os chamados modelos de luxo – especialmente os grandes sedãs e cupês das faixas mais caras – estão perdendo fôlego nas vendas. Até o final de 2016, o segmento de luxo local vivia um longo período de crescimento e de muitos lançamentos. De janeiro para cá, no entanto, BMW (com menos 2,8%), Mercedes e Lexus, linha de luxo da Toyota (- 5%) e Cadillac (- 37%!) são exemplos d0 declínio nas vendas, que se repetem com outras marcas comercializadas por lá. Tudo bem que o mercado de carros, como um todo, deu uma pequena desacelerada nesse mesmo período, mas não tão drástica assim. Para onde estariam indo esses potenciais compradores?

Como já comentamos aqui, já há muitos anos, o modelo mais vendido nas lojas americanas é a picape Ford F-350 e, como um todo, utilitários (somados aí modelos off-road e SUVs) respondem por pouco mais de 65% de todos os veículos comercializados na terra do Tio Sam. E, pelo que concluem os analistas, a tal parcela de compradores de modelos de luxo está migrando justamente para esse tipo de modelo.

O curioso é que o alto desempenho – ingrediente que costumava ser um dos principais atrativos dos carrões mais caros – não é mais um fator de decisão entre essas pessoas. Se o carro vai de zero a 100 km/h em 6 ou 11 segundos parece ter perdido a importância em comparação com aquela velha sensação de estar “por cima” no trânsito.

Utilitários de luxo no mercado americano
Internet – Motor Trend

As realidades são bem diferentes, os mercados têm dimensões muito distintas e os consumidores têm, em geral, perfis diversos, mas o que acontece no mercado norte-americano costuma ter reflexos aqui no Brasil. Não por acaso, foi de lá – e não da Europa – que veio a atual tendência dos SUVs em nossas ruas. Ou seja, a possibilidade de que os já raros sedãs de luxo novos da BMW, Mercedes, Jaguar, Audi e companhia se tornarem figurinhas difíceis de se ver por aqui está aumentando mais a cada dia.

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *